marca1
mar·ca

sf
1 Ação ou efeito de marcar.
2 Sinal ou impressão num corpo causado por pancada, contusão, doença ou moléstia.
3 Sinal de nascença na pele de uma pessoa ou em pelo de animal.
4 fig Conjunto dos traços físicos, estilo e modos que são individuais, característicos e marcantes de alguma pessoa ou coisa; caráter, cunho, natureza, jaez.
5 Característica ou atributo superior que faz alguém ou algo sobressair em relação aos demais; espécie, tipo.
6 fig Sinal ou expressão que revela sentimento e estado físico ou emocional.
7 Nome, termo, expressão, desenho ou símbolo ou combinação desses elementos que serve para identificar a propriedade, a categoria e origem de mercadorias ou serviços de uma empresa e para diferenciá-los dos concorrentes; identificador da empresa ou do fabricante.
8 O nome, associado a um ou mais itens de uma linha de produtos, que é usado para identificar a fonte ou caráter do item ou dos itens.
9 A empresa dona de uma marca.
10 por ext O próprio produto.
11 Letra, nome, número ou emblema bordado a linha ou feito a tinta em peça de roupa ou em artigos de cama, banho e mesa que serve para identificar seu proprietário.
12 Sinal impresso com ferro em brasa no corpo de um animal que identifica seu proprietário.
13 por ext O instrumento de metal com o qual se marcam os animais numa propriedade rural.
14 Sinal colocado em algum lugar ou objeto para avivar a memória ou para se recordar do objeto ou de sua localização.
15 Anotações feitas em texto; nota.
16 Medida-padrão que serve para orientar ou determinar medidas.
17 fig Impressão ou efeito pessoal deixado no espírito, no sentimento de outrem de forma duradoura ou permanente.
18 Aquilo que delimita, que determina o limite ou fronteira.
19 Esp Posto ou local de colocação em linha de largada numa competição.
20 Esp Resultado ou número de pontos obtidos em competição esportiva ou provas, em relação aos outros participantes.
21 Teat Posição definida de ator no palco.
22 Dança Cada um dos passos ou das diferentes evoluções de uma dança.
23 Ling Uma particularidade, tanto fônica como morfológica, sintática ou semântica de uma unidade linguística, cuja existência ou não marca sua oposição às outras unidades de mesma natureza.
EXPRESSÕESMarca corporativa: aquela usada por corporações, geralmente multinacionais gigantes, que usam seu nome em produtos diferentes daqueles pelos quais são reconhecidas e em segmentos diversos em que estão acostumadas a atuar, para melhorar e reforçar o nome e a imagem da empresa.
Marca da casa: V marca própria.
Marca de estilista: uma subcategoria de marca do fabricante que carrega o nome de um estilista ou designer famoso e cujo preço é mais elevado.
Marca de fabricante: aquela feita por um fabricante que a anuncia e vende por todo um país; marca nacional.
Marca de judas, Reg (N.), coloq: pessoa de baixa estatura.
Marca de loja: aquela em que o nome de uma rede é utilizado como etiqueta exclusiva dos itens da loja ou do catálogo.
Marca forte: aquela que facilita a comercialização dos produtos por estar associada à qualidade, eficiência e confiabilidade de seu fabricante.
Marca licenciada: aquela cujo proprietário possibilita sua produção e confecção por outro fabricante, geralmente em outros países.
Marca líder: marca que detém a maior fatia do mercado.
Marca nacional: V marca de fabricante.
Marca privada: aquela cuja propriedade é de um grande varejista ou distribuidor e comercializada apenas em suas lojas, podendo ter um nome diferente do que o do varejista, o que a diferencia da marca própria.
Marca própria: aquela que o grande varejista ou distribuidor comercializa com seu próprio nome e é encontrada apenas em sua(s) loja(s); marca da casa.
Marca registrada: a) Jur nome, logotipo ou outro símbolo que identifica uma empresa, seu produto ou serviço e o fabricante cujo direito exclusivo e vitalício sobre o uso do nome da marca é obtido após registro em órgão governamental competente e cujo símbolo de registro é identificado pelo sinal ®; b) fig traço pessoal e intransferível de personalidade, de estilo ou de comportamento de alguém.
Marcas da borda livre, Náut: V marcas de Plimsoll.
Marcas de calado, Mar: número colocado no casco de embarcação, na proa e na popa, que indica seu calado em diferentes condições de navegação.
Marcas de Plimsoll: marca no costado de navio mercante, a meia-nau, para indicar a linha de imersão básica em que o navio pode navegar; marcas da borda livre.
De marca: a) que é importante ou eficiente; b) que é de boa qualidade.
De marca maior, coloq: do pior tipo ou espécie.
ETIMOLOGIAlat med marca.
Topo ↑