propaganda
pro·pa·gan·da

sf
1 Ato ou efeito de propagar.
2 Disseminação de ideias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa: Foram postadas na internet algumas propagandas, discriminando negros, judeus e homossexuais.
3 Propagação de doutrinas, ideias, argumentos, informações etc., baseados em dados verdadeiros ou falsos, com o objetivo de persuadir ou influenciar o público em geral ou um grupo de pessoas: “Todos os fins de ano, quando se tratava de eleger uma nova diretoria para o Clube Comercial, a mais fina sociedade local, havia sempre uma chapa apresentada pelos Campolargos, a oficial, e outra pelos Vacarianos. O pleito era precedido de propaganda, cabala, pressões de toda sorte, e até de suborno” (EV).
4 Publ Divulgação de mensagens por meio de anúncios escritos, falados ou musicados em veículos de comunicação (rádio, TV, jornal, prospectos etc.), por um patrocinador identificável, visando influenciar o público consumidor; publicidade: A concorrência tem aumentado a quantidade de propaganda nos meios de comunicação.
EXPRESSÕESPropaganda digital, Publ: aquela veiculada pela internet, CD-ROM ou por qualquer outro meio digital.
Propaganda direta, Publ: a que chega ao consumidor por meio de cartas, panfletos, prospectos etc.
Propaganda enganosa, Publ: aquela que anuncia determinado produto ou serviço atribuindo-lhes qualidade superior à real ou características que eles não possuem.
Propaganda institucional, Publ: a que tem como objetivo promover a imagem de uma empresa.
Propaganda subliminar, Publ: aquela que visa influenciar o público pela apresentação de estímulos que atingem um nível inferior ao da consciência.
ETIMOLOGIAlat propaganda.
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