construtivismo
cons·tru·ti·vis·mo

sm
1 V construtividade.
2 Hist [com inicial maiúscula] Movimento artístico que nasceu na Rússia e buscava, lado a lado com o socialismo vigente depois da Revolução Russa de 1917, divulgar, por meio da arte, o conceito marxista de que o modo de produção e a política de um país estão vinculados à forma de pensar de seu povo. Sob a influência de movimentos da vanguarda europeia, como o Cubismo, o Futurismo, o Suprematismo e o Neoplasticismo, por sua vez, as concepções artísticas do Construtivismo alcançam e influenciam a Bauhaus, na Alemanha, e o Concretismo e se disseminam pelo cinema e demais correntes de arte do século XX.
3 Art Plást Estilo artístico característico do movimento construtivista russo, principalmente representado pelo pintor Vladimir Tatlin (1885-1953), seu iniciador, em que se privilegiam, na pintura, as formas geométricas, traduzindo a noção de ordem racional que se pretenda impor à sociedade, a engrenagem tecnológica dos objetos e a valorização do desenho tipográfico; na escultura, é o estilo que se expressa principalmente com materiais industriais, como o plástico, por exemplo, e, atendendo à ambição de funcionalidade, surge, em geral, ligado à arquitetura.
4 Arquit Estilo arquitetônico do movimento concretista russo caracterizado pela valorização de materiais modernos e industriais como o aço, o vidro, o concreto etc. e por formas de construção que remetiam à engrenagem das máquinas, libertando-se de exageros ornamentais e deixando a nu a estrutura e seus elementos funcionais.
5 Teat Concepção cênica que se baseia no estilo de cenografia e encenação desenvolvido por Vsévolod Meyerhold (1874-1940), a partir dos anos 1920, privilegiando os elementos não verbais e a expressão corporal em detrimento do texto, renegando a tradição do teatro naturalista; os cenários são simples, versáteis, com escadas, andaimes, caixas etc., muitas vezes invadindo o espaço da plateia, e os atores assumem uma gestualidade maquinal, mecânica (que lembra a máquina) e acrobática.
6 Psicol, Pedag Teoria educacional derivada dos estudos de psicologia de Jean Piaget (1896-1980), a epistemologia genética, que estuda a gênese e o desenvolvimento das estruturas mentais e o processo de construção do conhecimento; ao contrário do behaviorismo, o cerne da teoria piagetiana não é a passividade, mas a noção de atividade, pois, vivenciando um processo contínuo de adaptação (assimilação e acomodação), em direção a uma equilibração progressiva, as estruturas mentais da criança se desenvolvem, daí resultando o processo de construção do conhecimento que se constitui em uma atividade em constante interação com o meio, um processo em que compreender é inventar, construir e reconstruir, visto que as aquisições não vêm simplesmente acrescentar-se às já adquiridas de modo cumulativo, mas organizam-se e reorganizam-se em novas estruturas, em conformidade com as características de cada etapa do desenvolvimento mental.
ETIMOLOGIArusso konstruktivizm, via ingl constructivism.
Topo ↑