Michaelis
Melhoramentos Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
Michaelis

Dicionário de Português Online

Significado de "a"

lista por ordem alfabética: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

a1
a1
sm Primeira letra do alfabeto e primeira vogal, em português e na maioria dos abecedários conhecidos.

a2
a2
art (lat illa) Forma feminina do artigo o.

a3
a3
adj (de a1) Com a acepção de primeiro: 1 Sempre posposto ao substantivo modificado: a cadeira a, o livro a, o parágrafo a. 2 Posposto a um algarismo, indicando o primeiro objeto de uma série secundária ou a primeira repetição do mesmo número: casa 21-A, classe cinco-a, página 25-a.

a4
a4
pron pess (lat illa) Feminino do pronome o. Caso oblíquo, correspondente ao pronome pessoal ela, e usado como complemento objetivo direto: Estudo-a, vi-a.

a5
a5
pron dem (lat illa) Feminino do pronome demonstrativo o, com acepção de aquela: Esta casa é menor do que a que você comprou.

a6
a6
prep (lat ad) Introduz: 1 Objeto indireto: obedecer aos pais, agradar aos amigos. 2 Complemento agente da passiva: um bonde puxado a cabos elétricos. Compõe: 1 Locução adverbial: a cavalo; a torto e a direito, às vezes. 2 Locução prepositiva: junto a, em relação a. Expressa relações: 1 Contiguidade no espaço: camisa colada ao corpo. 2 Direção no espaço: viajar ao sul. 3 Distância no espaço: cais a 20 m do mar. 4 Interioridade: filé ao molho americano. 5 Posição inferior: à sombra do herói. 6 Através do espaço: olhar à janela. 7 Posição superior: xale ao ombro. 8 Duração no tempo: às 8 h. 9 Tempo futuro: competição a realizar-se. 10 Idade: aos 90 anos. 11 Sequência (no espaço ou no tempo): linha a linha, ano a ano. 12 Referência: invulnerável aos perigos. 13 Casualidade: galho curvo ao peso dos frutos. 14 Valor numérico: arroz a 80 centavos o quilo. 15 Modo: sol a pino. 16 Transformação: passar a ter fama.

a7
a7
conj coord (lat ac) Equivale a e nas locuções gota a gota, passo a passo, pouco a pouco, um a um e noutras semelhantes, coexistentes com expressões análogas com a conjunção e: passo e passo, pouco e pouco etc.

a8
a8
conj sub (de a6) Equivale à conjunção condicional se, quando precede o infinitivo verbal: a ficares aqui = se ficares aqui.

a9
a9
conj (de a6) 1 Com valor temporal, precedendo infinitivo: Ao atravessar a rua, foi atropelado. 2 Com valor de oração adjetiva, precedendo infinitivo e seguindo numeral ordinal: Os primeiros a desbravar o vale foram os imigrantes.

A1
A1
simb Símbolo para número de massa, isto é, o número de prótons mais o número de nêutrons no núcleo do átomo. O número de massa é aproximadamente igual ao peso atômico. Por exemplo, A é 1 para hidrogênio, 2 para deutério e 235 para urânio.

A2
A2
num Inform Hexadecimal equivalente ao número decimal 10.

© 1998-2009 Editora Melhoramentos Ltda. © 2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados