colidir
co.li.dir
[kolid′ir]
vtd+vint
1 to collide.
2 to crash.
3 to bump into.
4 to clash.
Usa-se collide (with):
1) quando um agente em movimento se choca com um outro estacionário: o nevoeiro fez o navio colidir com os recifes / the fog made the ship collide with the reefs. No mesmo exemplo, poderíamos usar o verbo crash (into): the fog made the ship crash into the reefs.
2) quando o choque se dá com ambos em movimento: os caminhões colidiram de frente em velocidade / the speeding trucks collided head on.
Usa-se bump (into):
1) como nas acepções 1) e 2) acima, mas com uma ideia de menor intensidade: colidi (choquei-me) com a porta e feri o joelho / I bumped into the door and hurt my knee.
2) com o sentido de “encontrar por acaso”, “dar de cara com”: ela deu de cara com o ex-marido hoje de manhã / she bumped into her ex-husband this morning.
Usa-se clash (with):
1) para expressar a ideia de oposição: o governo colidiu (entrou em choque) com a oposição / the Government clashed with the Opposition.
2) quando queremos dizer que cores, desenhos, estilos etc. não combinam entre si: as cortinas não combinam com a mobília / the curtains clash with the furniture.
Topo ↑