praça
pra·ça

sf
1 Lugar aberto e espaçoso, em geral cercado de edifícios; largo: “Procurou Betinha, bilhete pronto, escrito com Parker em folha de arquivo. Quero falar contigo amanhã sem falta, na praça, depois da aula” (CFA).
2 Lugar público onde se compram mercadorias postas à venda; feira, mercado.
3 Conjunto das casas comerciais e bancárias de uma cidade: “Campos, depois do casamento, principiou a prosperar de um modo assombroso; dentro de três anos era, o que vimos, rico, muito acreditado e seguro na praça” (AA2).
4 Hasta pública; arrematação.
5 Construção feita com o objetivo de defender uma área contra ataques; fortaleza.
6 Local aberto onde ficam estacionados os carros de aluguel à espera de passageiros; ponto de táxi: O pai dele sempre teve carro na praça.
7 Náut Espaço de navio reservado ao acondicionamento de cargas.
8 Em um restaurante, bar etc., cada grupo de mesas que devem ser servidas por garçons predeterminados.
9 Uma exibição exagerada de riqueza, conhecimento etc.; alarde, ostentação.
10 Lugar povoado; cidade.
11 Qualquer compartimento em uma embarcação onde haja máquinas; casa.
12 Pessoa enganadora ou trapaceira.
13 Cidade ou localidade: Não aceitamos cheques de outras praças.
sm
Soldado de polícia: “Os acompanhantes do enterro relutaram em entregar o caixão aos soldados. Um deles chegou a tentar protestar, mas o oficial o empurrou e ordenou com um gesto de seu bastão que o praça impedido de pegar no caixão ignorasse a resistência e assumisse o posto que lhe designara” (JU).
sm+f
Mil
1 Militar de posição hierárquica inferior à de segundo-tenente.
2 Militar sem graduação ou patente.
EXPRESSÕESPraça de alimentação: local nos shopping centers onde se concentra a maioria dos restaurantes, lanchonetes, sorveterias etc.
Praça de armas, Mil: a) lugar onde se fazem exercícios ou revistas militares; b) cidade em que está o depósito principal dos víveres e munições do exército, e para onde, se necessário, as tropas podem retirar-se; c) durante um cerco, lugar nas trincheiras onde ficam os soldados, cuja função é reagir às investidas dos sitiados; d) local que fica à frente de uma obra de fortificação de um entrincheiramento, onde as tropas sitiantes ficam concentradas para reagir a uma possível surtida dos sitiados.
Praça de guerra: lugar ou povoação fortificada, artilhada e ocupada por uma força militar ou guarnição; praça-forte.
Praça de pré, obsol: militar sem graduação, que recebia soldo.
Praça de touros: a) lugar onde são realizadas touradas e outras atividades relacionadas a esse espetáculo; b) conjunto de instalações desse local.
Assentar praça: a) tornar-se, soldado; alistar-se, sentar praça: Ele assentou praça num regimento fora de sua cidade; b) Reg (MG), coloq tornar-se prostituta; sentar praça.
Em praça pública: de modo aberto; sem segredo: “– O que se passa no Brasil, além de Pelé e Emerson? Descrever um país a que se deu as costas não era fácil. Ponderei-lhes que havia o empenho de apagar vestígios de nossa origem, para isto queimavam em praça pública até mesmo preciosos pergaminhos” (NP).
Boa praça: indivíduo simpático ou de boa índole; bom companheiro.
Fazer praça de: fazer alarde de; tornar público.
Ir à praça: ser levado a leilão; ser posto em hasta pública.
Pôr na praça: colocar a venda.
Sentar praça: a) V assentar praça; b) Reg (N.E.) apoderar-se de algo de outrem e usá-lo como se fosse seu: Ela sentou praça no meu vestido.
ETIMOLOGIAlat platĕam.
Topo ↑