Novas palavras e expressões surgem na língua diariamente e numerosos empréstimos são feitos de idiomas estrangeiros. Por isso, logo após o lançamento do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, a equipe de lexicografia da Editora Melhoramentos começou a trabalhar na ampliação da obra. Em 2015, quase 15 anos e meio depois, o trabalho ficou pronto. Totalmente revisto, atualizado e ampliado, o novo dicionário recebeu o nome Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, e está disponível para consulta apenas em formato digital.
Mais de 60 profissionais se envolveram para manter a tradição da Melhoramentos na edição de dicionários de qualidade. O novo dicionário traz aproximadamente 167 mil verbetes, 350 mil acepções, 27 mil expressões e 47 mil exemplos e abonações.
Entre os novos vocábulos constam sugestões recebidas de consulentes, muitas através da campanha “O Português é seu”, em parceria com o UOL. Foram registrados termos que surgiram com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia e novas palavras utilizadas nos mais variados meios de comunicação, além de regionalismos, coloquialismos e gírias. Importante registrar que a elaboração de verbetes das várias áreas de conhecimento contou com a assessoria de especialistas.
Para auxiliar os consulentes na educação linguística, a obra inclui divisão silábica, classe gramatical, gênero, transitividade verbal, expressões de uso corrente, plurais, aumentativos e diminutivos irregulares. A contextualização, importante instrumento para ajudar na compreensão de muitas definições, foi acrescentada ao dicionário em forma de exemplos e abonações.
Vale mencionar o meticuloso trabalho desenvolvido para registrar a etimologia das palavras, informando a língua de origem, o étimo e os elementos de composição, quando puderam ser determinados. Trata-se de uma oportunidade de despertar nos consulentes o interesse e a curiosidade pela origem das palavras.
A cuidadosa edição do Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa resultou numa importante obra de referência brasileira, que renova as possibilidades de estudo, conhecimento e uso da língua portuguesa.