métodomé·to·dosm1 Emprego de procedimentos ou meios para a realização de algo, seguindo um planejamento; rumo.
2 Processo lógico e ordenado de pesquisa ou de aquisição de conhecimento.
3 Qualquer procedimento técnico ou científico.
4 Conjunto de princípios ou técnicas de ensino.
5 por ext Livro que apresenta passos desse método de maneira pormenorizada.
6 Modo de agir; meio.
7 Maneira de se comportar.
8 V esquema, acepção 4.
9 fig Paciência e sensatez na maneira de agir; cautela, cuidado.
10 Filos Conjunto ordenado de regras e procedimentos que devem ser seguidos na investigação científica para se chegar ao conhecimento e à verdade.
EXPRESSÕESMétodo axiomático,
Lóg: método que parte da premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração.
Método catártico,
Psicol: método usado em algumas psicoterapias que têm como objetivo a purificação da alma, por meio da libertação dos afetos reprimidos.
Método categórico-dedutivo,
Filos:
V método dedutivo.
Método champanhês: processo de fabricação de vinhos espumantes, baseado naquele usado na região de Champagne (França), a fim de obter a sua efervescência.
Método científico,
Filos: conjunto organizado de procedimentos racionais usados para pesquisar e explicar fatos e fenômenos da natureza, sempre através da observação empírica e das leis científicas.
Método comparativo,
Ling: método de investigação linguística que compara línguas com o objetivo de determinar seu parentesco e para propor de onde elas teriam surgido.
Método Cooper,
Esp: sistema de exercícios físicos que se resume numa corrida (
jogging), criado pelo médico americano Kenneth Cooper (1931-), com o intuito de evitar o estresse e levar o homem a uma vida saudável.
Método da máxima verossimilhança,
Estat: método que se baseia na determinação do máximo de um conjunto de valores obtido experimentalmente.
Método das alturas iguais,
Astr: caso específico do método das retas de altura, em que os astros são observados da mesma altura.
Método das épocas superpostas: método usado na ciência em geral e especialmente na astronomia, segundo o qual a correlação entre a causa e os vários fenômenos tidos como efeitos resulta da comparação concomitante com a variável independente comum, o tempo.
Método das retas de altura,
Astr: método que é utilizado na determinação das coordenadas geográficas de um ponto da superfície terrestre, usando-se as retas de altura.
Método de acesso,
Inform: meio utilizado para a transferência interna de dados entre a memória e o monitor ou os dispositivos periféricos.
Método de Bouguer,
Astr: método criado pelo astrônomo francês Pierre Bouguer (1698-1758), empregado para obter, por meio de extrapolação, o valor da constante solar fora da atmosfera, partindo-se do valor obtido no solo.
Método de Bragg: método que utiliza raios X para verificar a estrutura cristalina dos cristais, desenvolvido pelo físico inglês William Bragg (1862-1942).
Método de Decroly,
Educ: método de ensino criado pelo psicólogo belga Ovide Decroly (1871-1932), em que as ideias se entrelaçam em torno de uma ideia central, formando um todo homogêneo, ajustado à experiência integralizada e às reações afetivas das crianças; método dos centros de interesse.
Método de dupla distância,
Astr:
V dupla-distância.
Método dedutivo,
Filos: método cognitivo baseado no desenvolvimento lógico de um axioma dedutivo; método categórico-dedutivo.
Método de Froebel,
Educ: método de educação pré-escolar, criado pelo educador alemão Friedrich Froebel (1782-1852), que tem por fundamento a premissa de que o ser humano é essencialmente criativo e dinâmico e deve utilizar brinquedos para aprender.
Método de Gram,
Med,
Quím: método de distinção das bactérias Gram-positivas das Gram-negativas, colorindo-as respectivamente com violeta de genciana e fucsina.
Método de Holter,
Med: registro contínuo eletrocardiográfico que permite diagnosticar problemas cardíacos de curta duração, criado pelo biofísico americano Norman Holter (1914-1983).
Método de Lister,
Med: uso de assepsia, inicialmente obtida pelo fenol, nas salas de cirurgia, idealizado pelo cirurgião inglês Joseph Lister (1827-1912).
Método de palavras,
Educ: método de ensino de leitura em que cada palavra é ensinada como um todo, sem que haja um estudo prévio de seus constituintes fonéticos.
Método de Stanislavski,
Teat: teoria e técnica de representação criadas pelo ator e diretor teatral russo Konstantin Stanislavski (1863-1938), segundo as quais o artista deve se identificar com o personagem, atuando de maneira natural e com absoluta verdade interior.
Método direto,
Educ: método de ensino de línguas estrangeiras vivas em que professor e alunos se comunicam exclusivamente na língua que está sendo ensinada.
Método dos centros de interesse,
Educ:
V método de Decroly.
Método duplo-cego,
Med: método ou técnica para avaliar os efeitos de um medicamento ou tratamento em que a substância usada (placebo ou droga) é desconhecida por parte do paciente e também por quem a administra, de maneira a eliminar fatores subjetivos na avaliação dos resultados; duplo-cego.
Método experimental,
Filos: conjunto de procedimentos utilizados numa investigação científica, que, por meio da observação dos fatos da natureza, sob condições determinadas e controladas pelo pesquisador, formula leis gerais explicativas.
Método hipotético-dedutivo,
Filos: método utilizado em toda investigação científica que se caracteriza por partir de uma hipótese e de suas consequências dedutivas, recorrendo-se à observação empírica somente num momento posterior, que poderá comprovar a fundamentação teórica apresentada inicialmente.
Método idiográfico,
Filos: segundo o filósofo e historiador alemão Wilhelm Windelband (1848-1915), método das ciências humanas que consiste em considerar a particularidade de cada um dos fatores pesquisados, sem apresentar explicações ou leis gerais.
Método nomotético,
Filos: segundo o filósofo e historiador alemão Wilhelm Windelband (1848-1915), o método científico que trata das ciências e do estabelecimento das leis, especialmente da natureza.
Método sintético,
Filos: método que consiste em fazer a representação de algo partindo do simples para o complexo, utilizando teses e antíteses.
ETIMOLOGIAgr méthodos.