marketing [ˈmaːrkətɪŋ]smMark1 Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.
2 por ext Conjunto de estratégias que têm como objetivo influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.
3 O composto dessas estratégias de
marketing;
marketing mix.
EXPRESSÕESMarketing cultural,
Mark:
marketing institucional cujo objetivo é patrocinar atividades artísticas e culturais.
Marketing direto,
Mark: recurso de
marketing que estabelece uma relação direta entre fornecedor e clientes, obtendo resposta direta, por meio de mala direta,
telemarketing, venda por reembolso postal etc.
Marketing empresarial,
Mark: recurso que visa à imagem da empresa.
Marketing esportivo,
Mark: estratégia do
marketing institucional que consiste em patrocínios de certos atletas ou atividades esportivas.
Marketing institucional,
Mark: conjunto de recursos estratégicos, cujo objetivo é fortalecer a imagem de uma instituição.
Marketing interno,
Mark: composto de atividades de
marketing, realizadas por uma empresa que tem como objetivo a satisfação e melhor produtividade de seus funcionários;
endomarketing.
Marketing mix,
Mark:
V marketing, acepção 3.
Marketing político,
Mark: conjunto de técnicas de
marketing que visam a influenciar favoravelmente a opinião pública em relação a um candidato ou partido político, especialmente em campanhas eleitorais ou em qualquer atividade governamental que requeira o apoio da população.
Marketing social,
Mark: o que é orientado para influenciar na mudança comportamental da sociedade, relacionada às áreas de educação, saúde, desenvolvimento social etc.
Marketing verde,
Ecol,
Mark: recurso cujo objetivo é atender às exigências dos que preconizam a conservação do meio ambiente.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESSin:
comercialização,
mercadologia.
ETIMOLOGIAingl.