segmentaçãoseg·men·ta·çãosf1 Ato ou efeito de segmentar algo em diferentes partes; divisão, fracionamento, fragmentação.
2 Cada uma dessas partes.
3 Biol Série de divisões mitóticas do ovo, que resultam na formação dos blastômeros e transformam o zigoto unicelular em embrião multicelular.
4 Biol Divisão do corpo de certos seres vivos em partes relativamente equivalentes ou distintas.
EXPRESSÕESSegmentação comportamental,
Mark,
Publ: a que tem como base o tipo de relacionamento que o consumidor estabelece com uma marca, seja por meio de produtos ou serviços, sua lealdade à marca, frequência de uso, forma de utilização etc.
Segmentação de mercado,
Mark,
Publ: processo de análise e divisão do mercado em grupos de consumidores (segmentos de mercado), com necessidades e preferências semelhantes. Tem como objetivo identificar e adequar oportunidades mercadológicas a um perfil específico de consumidor, o que pode interferir no tipo de produto oferecido, no preço, na espécie de serviço e até mesmo nos meios de contato (ponto de venda, mídia, ações promocionais etc.) com o consumidor em questão, sendo fundamental na definição de estratégias de marketing adequadas a determinados perfis.
Segmentação demográfica,
Mark,
Publ: aquela que considera variáveis socioeconômicas, como sexo, tamanho da família, ocupação, educação, origem étnica, renda etc.
Segmentação geográfica,
Mark,
Publ: aquela que divide o mercado em áreas geográficas (continentes, países, estados, cidades, bairros, regiões climáticas etc.).
Segmentação psicográfica,
Mark,
Publ: a que leva em consideração o estilo de vida do consumidor, seus interesses, atividades, valores, opiniões, preferências políticas etc.
ETIMOLOGIAder de
segmentar+ção, como
fr segmentation.