pata-de-vaca
pa·ta-de-va·ca

sf
Bot
1 Denominação comum a diversas plantas do gênero Bauhinia, da família das leguminosas, na maioria originárias da Ásia, com folhas bilobadas, semelhantes às patas dos bovinos, flores brancas, rosas, amarelas, roxas e vermelhas, muito vistosas e ornamentais, sendo, por isso, muito utilizadas em paisagismo e na arborização urbana; bauínia, casco-de-vaca, mão-de-vaca, miroró, mororó, pata-de-boi, pé-de-boi, unha-de-anta, unha-de-boi, unha-de-vaca.
2 Arbusto (Bauhinia aeuminada) da família das leguminosas, nativa da Ásia, que cresce até 3 m de altura, com folhas ovaladas e bilobadas, medindo de 6 a 15 cm de comprimento, flores brancas aromáticas, com cinco pétalas e estames com extremidades amarelas e fruto do tipo vagem. É cultivada como ornamental e, também, por seus efeitos purgativos e vermífugos; ébano-da-montanha.
3 Árvore de porte médio (Bauhinia forficata), da família das leguminosas, chegando a alcançar 10 m de altura, nativa do Brasil e encontrada do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. É espinhenta, tem copa globosa, raiz superficial, folhas ovaladas bilobadas, alternas, com limbo liso e brilhante na face superior, flores brancas em cachos e frutos do tipo vagem. É cultivada como ornamental e muito utilizada em arborização urbana. Suas folhas têm um amplo uso medicinal.
4 Árvore (Bauhinia purpurea) que chega a alcançar 17 m de altura, da família das leguminosas, nativa da Ásia, com folhas compridas, largas, arredondadas e brilhantes, fendidas até a metade, flores vistosas, purpúreas e perfumadas, e fruto do tipo vagem, com cerca de 30 cm de comprimento e 12 a 16 sementes; unha-de-vaca-roxa.
5 V cipó-escada.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: patas-de-vaca.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑