bucha
bu·cha

sf
1 Arm Porção de barro, estopa, palha, papel, trapo etc. que se introduz no cano das armas de fogo de carregar pela boca para sustentar e comprimir a carga: “Enquanto o soldado os alvejava em descargas nutridas, os jagunços revolviam os aiós, tirando sucessivamente a pólvora, a bucha e as balas no demorado processo de carga de seu armamento grosseiro […]” (SER).
2 Náut Peça de madeira, borracha etc. com que se obstruem aberturas ou rombos nas embarcações: Bucha da madre do leme.
3 Náut Caixa de gaxetas ou peça de bronze, latão etc. que serve para obstar a entrada de água para o interior da embarcação pela abertura onde se encontra o eixo propulsor: Bucha da roldana.
4 Espécie de rolha ou chumaço com que se tapam orifícios ou fendas em objetos de madeira.
5 Eng Revestimento interno, comumente removível e muitas vezes bipartido, de metal antifricção ou outro material, inserido ou parafusado dentro de um orifício, por exemplo, de uma peça de máquina ou em um mancal, para evitar desgaste por uma peça rotativa à qual serve de apoio, para diminuir o diâmetro ou servir de guia; casquilho, forro, manga1.
6 Eng Manga curta que se emprega para reduzir o diâmetro de uma abertura rosqueada em uma só direção, tanto por dentro quanto por fora, e tem em uma das extremidades um flange sextavado em que se firma a chave de boca.
7 Peça, em geral de plástico, que se embute no orifício de uma parede, ou de outra superfície, para que nela se introduzam pregos, escápulas ou parafusos destinados a sustentar algo pesado; chapuz.
8 Arquit Revestimento isolante e protetor para um ou mais condutores que passam por um orifício.
9 Eletr Isolador tubular, inserido em um orifício, em uma chapa ou em uma caixa de metal, usado para trespassar paredes ou caixas metálicas, protegendo-os de desgaste ou curtos-circuitos.
10 Peça roliça de madeira com que os sapateiros brunem as solas do calçado.
11 Bot Trepadeira (Luffa ægyptiaca) da família das cucurbitáceas, de folhas com lóbulos na superfície, flores amarelas, rajadas de verde, e frutos fusiformes, cilíndricos e achatados nos ápices, medindo até 35 cm de comprimento; na maturidade, esse fruto tem, em seu interior, uma rede fibrosa que, depois de seca e sem as sementes, era muito utilizada no Brasil pré-industrial para a limpeza de utensílios de cozinha e no banho; bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, esfregão, fruta-cocta, fruta-dos-paulistas, gombô-grande, quingombô-grande.
12 Bot O fruto dessa planta; bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, fruta-cocta, fruta-dos-paulistas, quimgombô-grande.
13 Material fibroso proveniente do fruto seco dessa planta.
14 Espécie de esfregão para banho e limpeza de utensílios domésticos, que se faz com esse material fibroso ou com material sintético; escova, esfregão: A bucha de lavar os pratos já está estragada.
15 coloq Bocado de pão ou de outro alimento que se leva à boca de uma só vez.
16 coloq, pej Comida ruim, que empanturra mas tem muito pouco valor nutritivo; buchada1: A refeição que comemos na fábrica estava uma bucha.
17 Provisão de víveres; farnel, matula.
18 coloq Aquilo que se come como prólogo de uma refeição; acepipe, tira-gosto.
19 Qualquer comida ou refeição.
20 Mau negócio; embuste, engodo, logro.
sm+f
coloq Pessoa ou coisa sem valor algum.
EXPRESSÕESEm cima da bucha: V na bucha.
Na bucha: em cima do lance; em cima da bucha; imediatamente, no ato: Desconfiávamos que ela roubava e um dia acabamos surpreendendo-a na bucha.
ETIMOLOGIAfr ant bousche.
Topo ↑