azulão
a·zu·lão

adj m+f sing e pl
De um azul vivo, forte.
sm
1 Tom vivo e forte de azul.
2 Mescla de algodão encorpado, rústico, em geral azul ou preto; zuarte.
3 Zool Denominação comum às aves passeriformes do gênero Passerina, da família dos emberizídeos, muito encontrado no Brasil; o macho apresenta plumagem tirante a azul e cauda enegrecida, e as fêmeas são pardas.
4 Zool Ave (Passerina brissonii) da família dos emberizídeos, amplamente distribuída nas regiões Sudeste (ES, RJ, SP, MG), Centro-Oeste (GO) e Sul (PR, RS) do Brasil e também na Argentina, na Bolívia e no Paraguai; é encontrada em campos e proximidades de matas, alimenta-se de sementes de capim ainda verdes, pequenas frutas silvestres e insetos, e é muito apreciada pelo seu canto; azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, azulinho, guarundi-azul, gurundi-azul, tiatã.
5 Zool Ave (Passerina glaucocaerulea) da família dos emberizídeos, encontrada nas regiões Centro-Oeste (MS), Sudeste (SP) e Sul (PR, SC, RS) do Brasil, e também no Uruguai, Paraguai e Argentina; vive à beira da mata baixa, em pântanos e ilhas fluviais e apresenta forte dimorfismo sexual (o macho tem coloração azul-celeste com lavados de cinza e oliváceo, e a fêmea e os filhotes são pardos); azulego, azulinho, azulinho-do-sul.
6 Zool V sanhaço-frade.
7 Zool V tiê-preto.
8 Zool V borboleta-branca, acepção 2.
9 Zool Borboleta (Morpho catenarius) da família dos ninfalídeos, de cor branco-azulada, com ocelos escuros; janeira. ETIMOLOGIAder de azul+ão2, como esp azulón.
Topo ↑