descompor
des·com·por

vtd e vpr
1 Tirar ou pôr fora do lugar; tornar(-se) irregular; desarranjar(-se), desordenar(-se): Alberto descompôs as gavetas do escritório procurando o documento. Os móveis da sala descompuseram-se durante a festa.
vtd e vpr
2 Mudar radicalmente o aspecto ou as feições de alguém ou si mesmo; desfigurar(-se), decompor(-se), transtornar(-se): O ódio descompôs seu rosto. A multidão entrou em pânico, descompondo-se.
vtd e vpr
3 Fazer perder ou perder o comedimento, a educação, a sobriedade etc. Os reveses da vida jamais o descompuseram. Descompõe-se com facilidade quando chega de suas noitadas.
vtd e vpr
4 Censurar ou repreender rispidamente outrem ou mutuamente; dar ou passar uma descompostura; insultar(-se), ofender(-se), repreender(-se): O diretor descompôs o professor na presença dos alunos. Descompunham-se com toda sorte de vulgaridades e grosserias.
vtd e vpr
5 Retirar os enfeites ou adornos de alguém, de algo ou de si próprio; desadornar(-se), desataviar(-se), desenfeitar(-se): Após a festa, a mulher descompôs a decoração. A jovem descompôs-se antes de dormir.
vtd e vpr
6 Pôr a descoberto o corpo ou parte do corpo de alguém ou de si mesmo; desnudar(-se), despir(-se), desvestir(-se): Descompôs os doentes para o banho. Magda descompunha-se totalmente ao nadar em sua piscina particular.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: compor.
ETIMOLOGIAvoc comp de des-+compor, como fr décomposer.
Topo ↑