beijo
bei·jo

sm
1 Ação de tocar com os lábios em algo ou alguém, fazendo certa pressão ou movimento de suave sucção, comumente para expressar carinho, ternura etc.: “Recordo o beijo que te dei nas tranças/ Emolduradas num florão de riços” (AuA). O menino, agradecido, deu um beijo na mãe.
2 fig Pessoa notável pela beleza ou qualquer outra qualidade, como bondade, inteligência, simpatia etc.: É um beijo de criança.
3 Ato de tomar pelo gargalo do frasco uma bebida.
4 Ação de roçar levemente os lábios em algo ou alguém por consideração, respeito, veneração etc.: Encantado com o que ouvira, o jovem deu um beijo na mão da palestrante.
5 por ext Ação de ter um leve contato, de roçar: O beijo da brisa nas árvores.
6 Ato de beijar com forte sucção.
7 Forma utilizada, geralmente no plural, como término de correspondências entre amigos e/ou pessoas mais íntimas: Beijos a toda a família.
8 Bot V maria-sem-vergonha.
9 Bot V hibisco, acepção 1.
EXPRESSÕESBeijo, abraço e aperto de mão: V pera, uva e maçã.
Beijo da morte, fig: a proximidade da hora final, da morte.
Beijo de freira, Cul: V beijo de sinhá.
Beijo de Judas, fig: beijo de traidor, falsa adulação.
Beijo de língua, coloq: beijo que denota paixão intensa, em que as duas pessoas, ao se beijarem, tocam suas línguas; beijo francês.
Beijo de moça, Cul: tipo de biscoito ou bolacha preparado com farinha, ovos e outros ingredientes variáveis, recheado ou não, e assado.
Beijo de sinhá, Cul: doce cuja massa, feita de amendoim, ou castanha, ou coco e açúcar, ou leite condensado, é cozida e moldada em pequenas bolas que, às vezes, são passadas em açúcar cristal; beijinho, beijinho de freira, beijo, beijo de freira.
Beijo francês: V beijo de língua.
Beijo técnico, Cin, Teat, TV: beijo falso que simula o beijo francês.
A beijo, Náut: V a beijar.
ETIMOLOGIAlat basĭum, como esp beso.
Topo ↑