embiruçu
em·bi·ru·çu

sm
Bot
1 Denominação comum a várias árvores da família das bombacáceas, em especial às do gênero Bombax.
2 Árvore de pequeno porte (Bombax carolinum), da família das bombacáceas, que vegeta no Sudoeste e Centro-Oeste do Brasil, de madeira clara e porosa, de grande valor comercial pela utilização no fabrico de papel. Tem folhas coriáceas, grandes flores axilares e frutos capsulares; munguba, paineira-embiruçu, sumaúma.
3 Árvore tropical (Bombax coriaceum), da família das bombacáceas, nativa do Norte do Brasil e dos países limítrofes dessa região, de folhas membranáceas, flores dispostas em panículas e frutos capsulares que fornecem uma paina amarela; sumaúma.
4 Árvore de grande porte (Bombax humile), da família das bombacáceas, nativa do Norte do Brasil, de tronco grosso, folhas elípticas, flores apicais e frutos capsulares, com paredes revestidas por algodão sedoso; embira.
5 Árvore de grande copa (Bombax endecaphyllum), da família das bombacáceas, nativa do Sudeste do Brasil, abundante nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Possui madeira de excelente qualidade, folhas lanceoladas, flores paniculadas e frutos capsulares, cujo interior é revestido por algodão escuro.
6 Árvore (Bombax pubescens) da família das bombacáceas, nativa do Sudeste e de parte do Nordeste do Brasil, de folhas membranáceas, flores brancas dispostas em panículas e frutos capsulares com sementes oleaginosas.
7 V cacau-selvagem.
8 Reg (PI) V embiru.
9 V paineira-do-campo, acepção 1.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar: embiraçu, imbiriçu, imbiruçu.
ETIMOLOGIAtupi mbirusú.
Topo ↑