vela2ve·lasf1 Ação de velar; velada, veladura, vigília.
2 A pessoa que vela ou vigia; sentinela.
3 Peça cilíndrica, de cera, sebo, espermacete ou outra substância graxa, com pavio de fibra combustível no centro, por todo o comprimento, que se acende para iluminar:
“O Toledo cedeu o quarto sem a mínima objeção; apenas retirou da parede os retratos do pai e da mãe e pôs uma vela nova no castiçal” (CN).
4 Tecn Dispositivo que, nos motores de explosão, produz a ignição da mistura combustível nos cilindros; vela de ignição.
5 Cilindro oco semelhante a uma vela, fechado em uma extremidade, feito de materiais como diatomito, porcelana não vitrificada e carvão ativado, que impedem a passagem de células ou certas bactérias e outros organismos microscópicos, usado nos filtros de água.
6 Med Instrumento cilíndrico afilado, de borracha, seda encerada, metal etc., para introdução em passagens tubulares (como a uretra ou o ânus), a fim de facilitar a dilatação ou exploração ou para servir de guia à passagem de outros instrumentos.
7 Farm Dispositivo farmacêutico cilíndrico que é introduzido na uretra para a aplicação de certos medicamentos.
8 Fís,
ant Unidade de medida da intensidade da luz.
EXPRESSÕESVela de Beniquê,
Med:
V beniquê.
Vela de Hegar,
Med: cada uma das hastes metálicas usadas para dilatar o colo do útero e o reto.
Vela de ignição:
V vela, acepção 4.
Acender uma vela a Deus e outra ao diabo: agradar ao mesmo tempo a dois adversários:
“Essas contradições vão acabar destruindo a nossa sociedade. Acendemos uma vela a Deus e outra ao diabo. Mas o senhor não acredita em Deus nem no diabo, não?” (EV).
Estar com a vela na mão: estar gravemente enfermo; estar moribundo.
Procurar com uma vela acesa: empregar grande afã para encontrar.
Tratar à vela de libra: tratar muito bem; proporcionar regalo ou prazer:
“– Foram tratados à vela de libra, entraram nas nossas casas, na nossa intimidade e depois nos apunhalaram pelas costas” (EV).
ETIMOLOGIAder regr de velar
2.