fel-da-terra
fel-da-ter·ra

sm
Bot
1 Planta herbácea anual (Fumaria officinalis), da família das fumariáceas, nativa da Europa e Ásia e naturalizada na América do Norte, de folhas penatífidas verde-azuladas, pequenas flores tubulosas, róseas e vermelho-escuras, e frutos capsulares. Tem efeito diurético e depurativo, acelera o peristaltismo intestinal e é tóxica em doses elevadas, podendo provocar paralisia dos músculos lisos e dos centros respiratórios; capnoide, erva-pombinha, fumária.
2 Parasito (Lophophytum leandri) acaule da família das balanoforáceas, nativo do Sudeste (MG) e do Sul (PR, SC) do Brasil, em geral ligado à superfície de raízes de leguminosas altas, especialmente às do ingazeiro, com flores em capítulos e rizomas que formam um tubérculo sub-rotundo e irregular que posteriormente se torna mais redondo e de cor parda. Tem o aspecto de um cogumelo grande e duro, e em certa fase de seu desenvolvimento o tubérculo cobre-se de escamas agudas e lisas, formando-se em seguida um estípite sobre o qual se desenvolvem as inflorescências; batata-de-escamas, boa-noite.
3 Planta (Lophophytum mirabile) da família das balanoforáceas, nativa das regiões quentes da América do Sul, de rizoma oblongo e arredondado e sabor desagradável, usado para estimular as funções secretoras e motoras das vias digestivas e contra a icterícia e a epilepsia; batata-de-escamas, boa-noite, espiga-da-terra, milho-de-cobra, sanchim, urubetim, urupetim.
4 V esponja-de-raiz.
5 V alfinetes, acepção 5.
6 V cravina-do-campo, acepção 3.
7 V raiz-de-jacaré-açu.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: féis-da-terra e feles-da-terra.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑