dever
de·ver

vtd
1 Ter obrigação (legal, moral, social etc.) de; precisar: Todos devemos trabalhar.
vtd, vtdi, vti e vint
2 Ser devedor de uma quantia ou valor a; ter dívidas ou deveres a liquidar: Naquela época ainda devia a casa e o carro. Devo muito dinheiro a meus parentes. Devia a todos os agiotas da cidade. Se não devemos, não há necessidade de pagamento.
vtdi
3 Estar em débito de agradecimento ou gratidão; assumir algo como causa determinante de: Também devo muitos favores a ele.
vtd
4 Haver a possibilidade, eventualidade ou a suposição de; ter a intenção de: Deve comprar o presente no sábado.
vtd
5 Ter de submeter-se a desígnios, leis, circunstâncias etc. sobre os quais não se exerce controle; render-se a normas, conveniências ou regras como válidas, seja racionalmente ou pelo senso comum: Todos devemos morrer algum dia.
vti
6 Ser provável (com preposição de seguida de infinitivo): Diante de tanta iniquidade, sua alma de homem bom e justo deve de sofrer muito.
vpr
7 Ter algum compromisso moral de sacrificar-se, dedicar-se ou empenhar esforços em favor de alguém ou de alguma obrigação: Ela se devia à família e à pátria. [Este verbo pode ser usado em conjugações perifrásticas como auxiliar ou como modalizador; sem a preposição de, exprime obrigação e, com ela, probabilidade: Você deve ter mais cuidado (obrigação); Você deve de ter feito algo inusitado (probabilidade).]
sm
1 Obrigação de fazer alguma coisa imposta por lei, pela moral, pelos usos e costumes ou pela própria consciência; encargo.
2 Em sentido absoluto, conjunto das obrigações de uma pessoa: Ser fiel ao dever.
3 Em sentido particular, uma regra de ação específica ou uma obrigação definida.
4 Trabalho ou exercício que um aluno deve fazer fora da escola; lição de casa.
5 Gesto educado com que se demonstra reverência para com alguém; consideração, cortesia, deferência: O dever de retribuir uma visita.
6 Filos Na filosofia de Immanuel Kant (1724-1804), ação cumprida cujo valor moral reside não no fim que deve ser alcançado por ela, mas na máxima que a determina, isto é, no princípio da vontade segundo o qual tal ação foi determinada.

deveres
sm pl
Obrigações prescritas pela lei, pela moral, por um contrato etc.
EXPRESSÕESDever de consciência: aquele que deriva da noção que o homem deve ter do que é bom e justo.
Dever de honra: o que resulta das leis e convenções estabelecidas pela sociedade.
Dever moral: aquele que se assume livre e voluntariamente, não dependendo, portanto, da imposição de uma ordem legal que possa obrigar alguém a cumpri-lo.
ETIMOLOGIAlat debere, como esp deber.
Topo ↑