generalizar
ge·ne·ra·li·zar

vtd, vtdi e vpr
1 Tornar(-se) geral; tornar(-se) comum a várias pessoas ou em vários lugares; estender(-se), difundir(-se), universalizar(-se): A associação de elegância e charme ao uso do cigarro ajudou a generalizá-lo. O Ministério da Saúde tem procurado generalizar o uso de preservativo a todas as classes sociais. “O velho Benjamim teve de intervir pessoalmente, ajudado por dois irmãos, para evitar que o conflito se generalizasse num ‘pega pra capar’ desastroso” (EV).
vpr
2 Tornar-se disseminada (uma doença); desenvolver-se, estender-se, propagar-se: A dengue generalizou-se, principalmente entre a população de baixa renda, por falta de informação.
vtd
3 Dar maior alcance, amplitude ou extensão; espalhar, estender: Previdente, o pesquisador não quis generalizar a teoria que desenvolvera.
vtd e vint
4 Fazer generalização, tornando algo falso ou verdadeiro para todos (coisas, pessoas, situações etc.): O cientista generalizou indevidamente os resultados da pesquisa. Acho que seria imprudente generalizar com base em um único exemplo.
ETIMOLOGIAder do lat generalis+izar, como fr généraliser.
Topo ↑