circo
cir·co

sm
1 Hist Na Roma antiga, anfiteatro que se destinava a oferecer ao público certos jogos e espetáculos, como corridas de bigas e lutas de gladiadores.
2 Pavilhão ou recinto circular desmontável, coberto e cercado de lona, que tem no seu interior um picadeiro rodeado por cadeiras e arquibancadas, onde se apresentam atrações variadas que incluem, entre outras, acrobacias, equilibrismo, momices e pequenos atos histriônicos com palhaços, contorcionismo, animais adestrados etc.; burlantim: “Vou me segurar nele como faz um trapezista de circo” (Z4).
3 Grupo de artistas e animais que trabalham nesse espetáculo.
4 O espetáculo circense.
5 Grupo empresarial responsável por espetáculos circenses de grande apuro técnico e artístico: “[…] o elefante do circo Garcia e até uma surucucu das grandes foi vitimada pelo agora afamado Monstro de Campos” (TM1).
6 por anal Ambiente alegre, alvoroçado, festivo: Ele anima qualquer festa, pois arma um circo por onde passa.
7 V cincho1, acepção 1.
8 Geol Bacia funda de paredes íngremes em uma montanha, geralmente em forma de anfiteatro e muitas vezes contendo um pequeno lago. É causada especialmente por erosão glacial, e em regra forma a cabeça de um vale.
9 fig, p us V círculo.
10 Reg (RS) Disposição circular de pessoas no campo, a pé ou a cavalo, com a finalidade de pegar ou reunir animais.
EXPRESSÕESCirco de cavalinhos: circo ambulante que percorre as pequenas cidades do interior cuja população geralmente não tem acesso a grandes montagens ou espetáculos do gênero: “Merecia raiva, ódio, […] mas não aquele recebimento hilárico, de uma hilaridade inocente, sem fundo algum, assim como se se estivesse a rir de uma palhaçada, de uma sorte de circo de cavalinhos” (LB2).
Circo lunar, Astr: grande depressão circular na superfície da Lua, com centenas de quilômetros de diâmetro.
Deixar o circo pegar fogo, coloq: deixar intencionalmente de interferir em determinada situação com o objetivo de vê-la chegar a seu ponto crítico; ver o circo pegar fogo.
Ser de circo, coloq: ser muito esperto; não se deixar empulhar.
Ver o circo pegar fogo, coloq: deixar o circo pegar fogo.
ETIMOLOGIAlat circus.
Topo ↑