multidão
mul·ti·dão

sf
1 Sociol Um grande ajuntamento de pessoas, unidas temporariamente, na maior parte das vezes, como resposta a um estímulo comum ou sob a influência de uma emoção coletiva.
2 Uma grande quantidade de pessoas, geralmente em um corpo compacto e desordenado, que tendem à pratica de atos violentos, como um linchamento; massa, turba.
3 Conjunto de pessoas da camada social menos favorecida e que representa a parte mais numerosa da população; povão, povoréu, povo.
4 Conjunto de pessoas, animais ou coisas, quando se pretende enfatizar a grande quantidade ou o grande número: Uma multidão de adolescentes entrou aos gritos no ônibus. Uma multidão de ratos invadiu a cidade. Recebeu uma multidão de presentes no casamento.
EXPRESSÕESMultidão casual, Sociol: grupo de indivíduos, de organização frouxa e efêmera, que se reúnem por acaso em resposta a algo que lhes chamou a atenção, como, por exemplo, um grupo de pessoas em frente a uma vitrina.
Multidão convencional, Sociol: grupo de indivíduos cujo comportamento se expressa de acordo com regras preestabelecidas, mas cuja organização tem duração limitada, como o conjunto de pessoas assistindo a um evento esportivo.
Multidão expressiva, Sociol: grupo de pessoas que, em conjunto, visam a descarregar suas tensões emocionais e produzir sua própria satisfação, como a multidão dançando no carnaval.
ETIMOLOGIAlat multitudĭnem.
Topo ↑