utilidadeu·ti·li·da·desf1 Qualidade ou caráter do que é útil:
O novo arquiteto da construtora foca mais na utilidade do que na estética.2 O serviço prestado por algo ou por alguém; serventia:
É de grande utilidade o atendimento médico domiciliar para pacientes com pouca ou nenhuma mobilidade.3 Qualidade de um bem ou de um serviço que tem por fim satisfazer as necessidades humanas:
É inegável a utilidade da telefonia móvel.4 Uso ou função a que algo se destina; serventia:
Qual é a utilidade deste aparelho?5 Proveito que se pode tirar de algo ou de uma ação ou situação; benefício, lucro, vantagem.
Os exercícios físicos regulares são de grande utilidade para a saúde.6 Pessoa ou coisa útil:
“Creio na utilidade da terapêutica; mas que deliciosa cousa é não saber que ela existe, duvidar dela e até negá-la! Felizes os que podem respirar! bem-aventurados os que não tossem!” (JAl2).
7 V utensílio, acepção 2.
EXPRESSÕESUtilidade pública:
a) tudo que representa proveito da coletividade:
O fornecimento de água e de eletricidade são serviços de utilidade pública;
b) Jur característica ou condição de uma instituição, de caráter educacional ou assistencial, cuja finalidade o Estado reconhece como de interesse ou benefício da coletividade e lhe concede certas regalias ou vantagens, como auxílio financeiro, isenção de impostos, de taxas etc.:
“A Sociedade dos Filhos da Independência Sete de Janeiro, reconhecida como de utilidade pública pelo Município e pela Província, foi criada com fins lítero-recreativos […]” (JU).
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn:
desutilidade,
inutilidade.
ETIMOLOGIAlat utilitas,
-atis.