leve
le·ve

adj m+f
1 Que pesa pouco: “É noite e faz um calor abafado. A mala até que está leve, mas carregá-la é incômodo, chama a atenção. Paro no meio-fio e faço de conta que espero um táxi” (CB).
2 Que não exerce muita pressão, que mal se sente.
3 Que tem agilidade nos movimentos; ágil, ligeiro.
4 Que não é denso; ameno, brando.
5 Diz-se de tecido ou material pouco espesso; ligeiro: “[…] suspirou rapidamente, sentiu a cintura já suada sob o vestido leve que apertava… compreendeu que a tarde naturalmente fora triste e nunca alegre…” (CL).
6 Que não é difícil; que não é grave ou importante; simples, superficial: É um filme leve, com um fundo musical maravilhoso.
7 Que não cansa, de fácil execução; suportável.
8 Que quase não se percebe; sutil: “Afinal, quando, depois de muito virar de um para outro lado do colchão, a infeliz ia caindo em modorra, o mais leve rumor lá fora a fazia erguer-se de pulo e correr à rótula da janela” (AA1).
9 Com forma graciosa e delicada.
10 Mús Diz-se de qualquer forma de arte ou de entretenimento que diverte e alegra, que se desfruta agradável e despreocupadamente.
11 Diz-se de alimento pouco substancial, de fácil digestão: À noite, faço uma refeição bem leve.
12 Diz-se de sono que facilmente se interrompe.
13 Que está aliviado e despreocupado; desoprimido.
14 Diz-se de bebida com teor alcoólico baixo.
adj m+f sm+f sm
Pug V peso leve.
adv
Sem força; de leve.

leves
sm pl
Pulmões das aves; bofes.
EXPRESSÕESLeve ligeiro, Pug: V peso leve ligeiro.
De leve: a) sem profundidade, pela rama; superficialmente; b) quase sem tocar; sem carga ou pressão; levemente: “Então cheguei bem devagarinho perto da janela do quarto e, sem barulho nenhum, empurrei a persiana. De leve, como se fosse um vento. Ele estava nu, de costas para a janela” (CFA).
ETIMOLOGIAlat levis.
Topo ↑