proclamarpro·cla·marvtd e
vpr1 Anunciar pública e oficialmente e em voz alta:
“Quando em 1930 o Congresso Nacional proclamou a vitória eleitoral do candidato de Washington Luís, Tibério Vacariano berrou na praça de Antares: ‘Fomos esbulhados! Esses ladrões só nos podiam vencer em eleições fraudulentas! Agora só há um caminho: a revolução!’” (EV).
Com a morte do pai, ele se proclamou presidente da empresa.vtd e
vtdi2 Afirmar de maneira enfática:
“Anselmo, porém, sempre a rebuscar nos clássicos novos termos, tinha assomos de entusiasmo e proclamava o seu vernáculo o mais belo, o mais rico, o mais soante. E lia altissonantemente estrofes de Camões, trechos de Bernardes, de Fernão Mendes […]” (CN).
O reitor proclamou à comissão que não revogaria a suspensão dos alunos que iniciaram o tumulto.vtd e
vpr3 Dar(-se) publicamente posto ou título; aclamar(-se):
Com o não comparecimento do seu oponente à luta, a federação proclamou-o campeão. “Era um rapazola, muito blasonador e espinhado […]. Inácio tinha-lhe ouvido dizer que a sua faca ainda cheirava ao sangue derramado no assalto da véspera. Poucos eram os companheiros que o estimavam e muitos revelavam que, de há muito, era plano dele dividir a quadrilha e proclamar-se chefe de um grupo” (JP).
vtd4 Decretar uma lei; promulgar, publicar:
Em algumas situações de emergência nacional, o governo pode proclamar estado de sítio, momento em que certos direitos dos cidadãos são temporariamente limitados ou suspensos.ETIMOLOGIAlat proclamare.