fiar2
fi·ar

vtd
1 Ser o fiador de; abonar, afiançar: Todas as vezes em que precisei, meu cunhado me fiou.
vtd, vtdi, vti e vpr
2 Depositar confiança em alguém ou em algo; acreditar, confiar: Os pais fiam que o rapaz agora vai deixar as más companhias. O velho fia em seu neto a administração de todos os seus bens. “Não se fie em períodos, mande à fava o estilo e atire-se, de faca em punho, às malas de carne seca se quer engordar, se quer ter consideração neste país” (CN). “O pobre sacristão escorregara para fora e, fiando-se demasiado na segurança da cruz de ferro, agarrara-se a ela” (RP).
vtd, vtdi e vint
3 Vender fiado ou a crédito: “Uma coisa de nada, uns dois vinténs de angu, nem isso fiam as malditas quitandeiras…” (MA3). “Ainda mais, ele dissera a ‘Seu’ Antônio ‘do botequim’ que, em breve, havia de ficar rico, para beber na casa dele, Antônio, uma pipa de cachaça, já que ele recusava fiar-lhe um ‘calisto’” (LB1). “Eu nada peço, a não ser dinheiro; dinheiro sim, porque é necessário comer, e as casas de pasto não fiam” (MA3).
vtdi
4 Entregar algo de valor a alguém sob confiança; conceder: Fiou-lhe todo o dinheiro que havia economizado.
vtdi
5 Expor alguém ou algo ao arbítrio de; arriscar, aventurar: Acho que não deves fiar a tua vida aos perigos desta estrada.
ETIMOLOGIAlat fidare.
Topo ↑