aconchegar
a·con·che·gar

vtd, vtdi e vpr
1 Pôr-se próximo a; acercar(-se), achegar(-se), aproximar(-se), avizinhar(-se): O animal aconchegou os filhotes para esquentá-los. A mãe aconchegou o filho ao peito. As crianças aconchegaram-se para perto da mãe.
vtd, vtdi e vpr
2 Abrigar(-se) em (agasalho, cobertor etc.) visando conforto e calor; agasalhar(-se), aquecer(-se): O cachecol aconchegou-lhe o pescoço. “Ai como eu queria tanto agora ter uma alma portuguesa para te aconchegar ao meu seio e te poupar essas futuras dores dilaceradas” (CFA). Aconchegue-se porque está muito frio.
vtd e vpr
3 Instalar(-se) (sentado ou deitado) confortavelmente: Sentou-se na poltrona e aconchegou os pés sobre as almofadas. Aconchegou-se na cama para dormir.
vtd
4 por ext Tornar cômodo e confortável: Aconchegou o ambiente para receber as visitas.
vtd e vtdi
5 Ajustar (roupa) ao corpo para melhor conforto ou caimento; ajeitar, compor: Antes de passear, aconchegou as roupas novas. Aconchegava as roupas ao seu tamanho.
vtd, vtdi e vpr
6 Colocar(-se) em contato; ligar(-se), unir(-se): Aconchegaram as peças que faltavam da máquina. O mecânico aconchegou uma peça à outra do carro. A engrenagem funcionou quando as peças se aconchegaram.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar: conchegar.
Antôn: desaconchegar e desconchegar. ETIMOLOGIAder de a1+conchegar.
Topo ↑