personalidadeper·so·na·li·da·desf1 Qualidade ou condição de uma pessoa.
2 Tudo aquilo que determina a individualidade de uma pessoa moral, segundo a percepção alheia:
“Devo dizer que fiquei impressionado: era como se o rapaz estivesse mesmo vivendo a cena. Ao terminar a narrativa, agradeceu-me, magnânimo, por ter oportunizado o recuo no tempo que lhe permitira encontrar sua verdadeira personalidade” (MS).
3 Qualidade essencial e exclusiva de uma pessoa; aquilo que a distingue de todas as outras; caráter, identidade, originalidade:
“Havia muito tempo, decidira pela inutilidade de tentar comunicar sua experiência, tão rica e variegada, que ele considerava uma marcha em direção à sabedoria, sabedoria que cada vez mais percebia como parte inseparável de sua personalidade” (JU).
4 Imagem assumida e projetada publicamente por alguém.
5 Conjunto de atributos e características que diferenciam uma nação, uma comunidade, um grupo de pessoas:
“Quando, em fins de abril ou princípios de maio de cada ano, embarcava de volta à capital federal, Tibério Vacariano, ao vestir a sua roupa de linho ou tropical, envergava também a sua ‘personalidade carioca’” (EV).
6 Pessoa célebre, afamada; celebridade.
7 fig Alguma coisa que é o reflexo ou a semelhança de uma personalidade humana distinta.
8 Psicol Conjunto de predisposições psíquicas que diferenciam uma pessoa e que estabelecem um padrão de resposta comportamental característica, e de certa forma previsível, que cada pessoa desenvolve como estilo de vida.
EXPRESSÕESPersonalidade antissocial,
Med,
Psicol:
V personalidade psicopática.
Personalidade civil,
Jur: estado de pessoa natural, que se inicia com o nascimento, suscetível de direitos e obrigações de ordem civil (patrimonial e obrigacional).
Personalidade de base,
Antrop: segundo a antropologia norte-americana, identidade cultural de determinada comunidade, oriunda de um padrão regular de comportamento e de manifestações psicológicas comuns aos seus membros.
Personalidade dupla,
Med,
Psicol:
V personalidade múltipla.
Personalidade esquizoide,
Med,
Psicol: distúrbio caracterizado por retração social, insensibilidade em relação aos sentimentos alheios, timidez, introversão e desintegração intelectual e emocional.
Personalidade histriônica,
Med,
Psicol: condição de pessoa imatura, egocêntrica, que apresenta um comportamento instável, hiper-reativo com o objetivo de atrair as atenções, embora frequentemente seja inconsciente de seus sentimentos.
Personalidade jurídica,
Jur: qualidade de pessoa jurídica de direito privado (sociedades, associações, fundações) e de direito público (União, estados, municípios, autarquias) com capacidade para praticar atos jurídicos tendo direitos e obrigações próprios, que não se confundem com os das pessoas naturais que nelas atuam.
Personalidade múltipla,
Med,
Psicol: aquela que se caracteriza pela presença, simultânea ou não, de duas ou mais personalidades relativamente separadas e distintas em uma única pessoa; personalidade dupla.
Personalidade paranoide,
Med,
Psicol: aquela que se caracteriza pela dificuldade nas relações interpessoais, pela desconfiança, pela inveja, pelas suspeitas injustificadas e pela tendência a criticar outras pessoas, embora apresente hipersensibilidade a críticas.
Personalidade psicopática,
Med,
Psicol: aquela caracterizada pelo comportamento antissocial de uma pessoa, pela sua insensibilidade nas relações interpessoais, pelo seu egocentrismo patológico, pela sua incapacidade para amar, pela sua incapacidade para aprender com a experiência e pela total incapacidade de estabelecer e seguir qualquer plano de vida, tendendo a projetar em outros a culpa por suas ações; personalidade antissocial.
ETIMOLOGIAlat tard personalĭtas,
-atis.