diferencial
di·fe·ren·ci·al

adj m+f
1 Relativo a ou em que se constata diferença.
2 Que envolve diferenciação ou estabelece distinção entre indivíduos, classes ou coisas; que diferencia, distingue entre os demais.
3 Que funciona ou procede diferentemente ou em proporção diferente (entre os membros de um grupo ou partes de um todo): Sensibilidade diferencial à luz.
sm
1 Elemento que estabelece ou constitui diferença; diferença.
2 Eng, Autom Conjunto de engrenagens que, no sistema de transmissão de um automóvel, permite às rodas traseiras moverem-se com velocidade diferente uma da outra nos trechos em curva.
3 Mark Diferença que uma empresa, um prestador de serviços ou um produto apresenta, de forma a oferecer a seus clientes uma vantagem ou melhor satisfazer suas exigências, e que aumenta a sua competitividade em relação às concorrentes.
sf
1 Mat O produto da derivada de uma função (linear) de uma variável pelo acréscimo da variável independente (dy = f’ (x) · dx); diferencial total.
2 Mat Acréscimo arbitrário, atribuído a uma variável independente.
EXPRESSÕESDiferencial exata, Mat: V forma diferencial exata.
Diferencial parcial, Mat: produto da derivada parcial de uma função multiplicada pela diferencial da variável correspondente.
Diferencial total, Mat: total da soma de todas as diferenciais parciais de uma função constituída por diversas variáveis.
ETIMOLOGIAder do lat differentia+al1, como ingl differential.
Topo ↑