barômetro
ba·rô·me·tro

sm
1 Meteor Instrumento que se utiliza para determinar a pressão atmosférica, especialmente para indicar, antecipadamente, as variações prováveis do tempo ou calcular altitudes acima do nível do mar.
2 fig Conjunto de sinais que indicam o andamento ou estado de qualquer coisa na vida pública ou particular.
EXPRESSÕESBarômetro aneroide, Fís, Meteor: aquele constituído por uma caixa lenticular, de paredes metálicas flexíveis, em cujo interior se forma o vácuo. A pressão atmosférica é medida pelas deformações sofridas por essa caixa; barômetro metálico.
Barômetro de cuba, Fís, Meteor: V barômetro de mercúrio.
Barômetro de Fortin, Fís, Meteor: tubo de vidro, mergulhado na parte inferior em uma cuba com mercúrio, cujo nível pode ser ajustado por meio de um parafuso.
Barômetro de mercúrio, Fís, Meteor: aparelho que consiste em um tubo de vidro, com cerca de 85 cm de altura, com a extremidade superior fechada e a inferior, que é mergulhada em uma cuba com mercúrio, aberta. A altura da coluna do mercúrio determina a medida da pressão atmosférica; barômetro de cuba.
Barômetro de sifão, Fís, Meteor: aparelho que consiste em um tubo de vidro em forma de U, com uma das extremidades aberta e a outra fechada; a pressão atmosférica é medida pela diferença entre os níveis de mercúrio existente em cada parte do tubo.
Barômetro metálico, Fís, Meteor: V barômetro aneroide.
ETIMOLOGIAingl barometer.
Topo ↑