turismo
tu·ris·mo

sm
1 Conjunto de serviços públicos ou privados voltados para a promoção e organização da atividade turística que incluem, entre outros, a seleção e a classificação de locais e áreas de interesse turístico, a criação e implantação de roteiros e rotas turísticas, o planejamento, a organização e o controle de estabelecimentos, instituições e prestadores de serviços ligados a essa atividade: O turismo bem estruturado pode ser uma excelente fonte de renda para várias cidades brasileiras.
2 Ação ou efeito de viajar, de visitar outras localidades, que não a de moradia habitual, por determinado período de tempo, para fins de lazer, entretenimento, cultura etc.: Ela adora fazer turismo pelos mais diferentes lugares.
3 O movimento de turistas em determinado local: “Sabe, mãe, no porto eu descobri que os navios de cruzeiro já estavam completamente lotados de estrangeiros que vêm do hemisfério sul. O turismo se desenvolveu muito, principalmente nas nossas ilhas” (LA3).
4 Conjunto de atividades econômicas dependentes dos turistas e relacionadas ao turismo: “– A nossa intenção eu posso dizer agora para eles, para vocês… e para quem quiser: nós estamos aqui para fazer essa região crescer com o turismo, para gerar trabalho, pagar impostos!” (TB2).
EXPRESSÕESTurismo ecológico, Ecol: V ecoturismo.
Turismo executivo: aquele voltado às viagens, feiras e convenções para fins de negócios.
Turismo receptivo: aquele voltado à recepção e ciceroneamento de grupo de turistas, com fornecimento de informações sobre hospedagem, alimentação, roteiros culturais etc., em determinada área turística.
Turismo solidário: V volunturismo.
Turismo sustentável: turismo que atende às necessidades dos turistas e respeita sempre as comunidades receptoras. Deve, portanto, respeitar ações que sejam social, econômica e ecologicamente corretas.
Turismo voluntário: V volunturismo.
ETIMOLOGIAingl tourism.
Topo ↑