provar
pro·var

vtd e vtdi
1 Demonstrar a veracidade ou a autenticidade de algo através de provas documentais, fatos, testemunhos etc.; demonstrar: “– Para Napoleão Bonaparte – diz o Pe. Pedro-Paulo – a música não passava dum ruído como outro qualquer. – Estão vendo? Isso prova a minha velha teoria. Quem não gosta de música não pode ter bom coração” (EV). Por meio de fotos, o homem provou ao marido que a mulher o traía.
vtd e vtdi
2 Dar prova ou demonstração de algo; demonstrar, evidenciar, revelar: Com calma e bons argumentos, ela conseguiu provar que ele estava errado. “– Se queres discutir de novo o assunto, Quintiliano, estou pronta. Vou te provar mais uma vez que, além de conformista, és um escapista” (EV).
vtd e vtdi
3 Tornar algo evidente (qualidade ou característica pessoal), a fim de convencer alguém; mostrar, revelar: Ela provou que é confiável. Ele provou a todos sua capacidade de liderança.
vtd
4 Experimentar uma situação dramática, difícil ou penosa; padecer, sofrer: Eles provaram todas as agruras do campo de concentração, mas sobreviveram.
vtd
5 Verificar a qualidade, o estado ou a utilidade de algo: Ela quer provar se a máquina de fazer arroz é realmente prática.
vtd, vti e vint
6 Beber ou comer uma pequena quantidade de algo para atestar seu estado ou qualidade; experimentar: Ela provou o vatapá e adorou. Já provou deste licor? “– Entre as comidas que meu médico me proíbe está a feijoada. […] – Mas coma um pouquinho só para provar, professor” (EV).
vtd e vint
7 V lambiscar.
vtd
8 Vestir ou calçar algo para verificar se assenta bem ou fica bom; experimentar: Ela provou um vestido longo lilás para usar no casamento do sobrinho.
ETIMOLOGIAlat probare.
Topo ↑