organização
or·ga·ni·za·ção

sf
1 Ato ou efeito de organizar(-se).
2 Inter-relação dos elementos que compõem um ser vivo.
3 Instituição, associação ou entidade que atua no âmbito dos interesses comuns; organismo: “[…] O conjunto das Forças Armadas é a mais antiga organização social brasileira […]” (Z1).
4 Conjunto de diretrizes, normas e funções que contribuem para o bom funcionamento de qualquer empreendimento: Seus bons conhecimentos administrativos ajudaram-no a impor uma organização exemplar na empresa.
5 Arrumação ordenada das partes de um todo.
6 Preparação de um projeto, com definição de procedimentos e metas.
EXPRESSÕESOrganização das Nações Unidas, Jur, Polít: organização internacional fundada em 1945, em São Francisco (Estados Unidos da América), por 51 países, após a Segunda Guerra Mundial, atualmente com 192 Estados-membros, cujo propósito é manter a paz e a segurança internacionais, estabelecendo relações cordiais entre as nações, além de respeitar os princípios da igualdade de direitos dos povos e favorecer a cooperação internacional na solução de problemas econômicos, sociais, humanitários e culturais. Sigla: ONU.
Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jur, Polít: tratado assinado em Washington (Estados Unidos da América) em 1949, que criou uma aliança de países europeus independentes e da América do Norte, comprometida com a colaboração militar durante a Guerra Fria, para conter qualquer eventual investida soviética sobre a Europa ocidental e cujo propósito foi redefinido a partir do término da Guerra Fria e da divisão da Europa, na década de 1990, com o aprimoramento das estruturas militares, o incentivo à manutenção da paz na área euro-atlântica, a parceria prática estendida a vários países não membros, o planejamento de emergências civis, programas ambientais e científicos etc., envolvendo mais de 40 países. Sigla: OTAN.
Organização dos Estados Americanos, Jur, Polít: organização internacional fundada em 1948, sediada em Washington (Estados Unidos da América), composta de 35 países independentes das Américas, cujo objetivo é o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento econômico, social e cultural, a repressão do tráfico de drogas e do terrorismo e as soluções para problemas ambientais. Sigla: OEA.
Organização dualista, Antrop: formação de uma sociedade fundamentada numa divisão global em dois grupos que evidenciam, de forma simbólica, elementos opostos do Universo.
Organização industrial, Econ: estudo sobre as características e transformações nos mercados industriais, que determina tendências e consequências no comércio.
Organização Mundial da Saúde, Jur, Polít: entidade criada em 1948, com sede em Genebra (Suíça), subordinada à ONU (Organização das Nações Unidas), que coopera com os organismos responsáveis pelas questões sanitárias de todos os países, em especial os subdesenvolvidos, além de atuar em obras de socorro e prestação de assistência a comunidades, vítimas de guerra civil, catástrofes naturais, epidemias etc. Sigla: OMS.
Organização Mundial do Comércio, Jur, Com, Polít: entidade intergovernamental global, fundada em 1995, com sede em Genebra (Suíça), contando atualmente com cerca de 150 países-membros, cuja prioridade é promover regras que viabilizam a expansão do comércio e dos investimentos e o estabelecimento de regulamentações igualitárias para todas as nações. Sigla: OMC.
Organização não governamental, Jur: entidade privada transnacional do terceiro setor da sociedade civil, sem fins lucrativos, de interesse público, com atuação em diferentes áreas para a melhoria de determinados setores da sociedade, financeiramente independente do governo. Sigla: ONG.
Organização para a Libertação da Palestina, Polít: organização política e paramilitar que representa o povo palestino, formada em 1964, com o objetivo de lutar pela independência da Palestina, território hoje ocupado por Israel. Sigla OLP.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: desorganização, inorganização.
ETIMOLOGIAder de organizar+ção, como fr organisation.
Topo ↑