escala
es·ca·la

sf
1 Conjunto de degraus que permite que se vá de um nível mais baixo de um edifício a outro mais alto, ou vice-versa; escada.
2 Registro que indica a ordem de serviço para cada indivíduo.
3 Mús Sequência de notas cuja ordem de altura pode ser ascendente ou descendente; modo.
4 Uma série, graduada ou ordenada, de acordo com o nível de importância.
5 Série de espaços separados por traços ou pontos, usada para medir distâncias ou quantidades; graduação.
6 Instrumento que consiste em uma tira de madeira, metal ou matéria plástica, com uma ou mais séries de graduações numeradas, usado para medir ou determinar distâncias ou dimensões.
7 Fís Sequência de marcas, a intervalos regulares, usadas para medição ou cálculo.
8 Fís Conjunto de valores padronizados em função dos quais podem ser medidas grandezas da mesma natureza.
9 Geogr Proporção entre as medidas e distâncias de um desenho, planta ou mapa geográfico e as medidas ou distâncias reais correspondentes.
10 Geogr Linha ou faixa, dividida em partes iguais, que indica tal proporção e é colocada na parte inferior de um mapa ou uma planta.
11 ant Assalto a uma praça ou cidade por meio de escadas; escalada.
12 Ponto de parada de um navio, de um avião ou de outro meio de transporte, para receber carga ou passageiros ou para reabastecer.
13 por ext Tempo que qualquer um desses meios de transporte permanece parado.
EXPRESSÕESEscala absoluta de temperatura, Fís: aquela que é consistente com todas as leis conhecidas da termodinâmica.
Escala Celsius de temperatura, Fís: escala cujos valores correspondem à temperatura termodinâmica, medida em unidades de Kelvin, menos a temperatura de referência 273,15 K, que é a temperatura de fusão do gelo. A unidade é o grau Celsius (°C), equivalente ao Kelvin (K, unidade termodinâmica de temperatura no Sistema Internacional). A definição anterior dessa escala atribuía 0 °C e 100 °C às temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água ao nível do mar, respectivamente.
Escala cigana, Mús: escala menor, denominada cigana, por estar presente em grande parte da música tradicional húngara, que corresponde à escala menor harmônica, com o quarto grau alterado ascendentemente.
Escala cromática, Mús: aquela constituída de uma sequência de semitons.
Escala de Beaufort, Meteor: escala de ventos, graduada de 0 a 17, originariamente de 0 a 12, na qual a cada graduação corresponde determinado âmbito de velocidades por hora, com descrição do respectivo efeito.
Escala de Kobell, Miner: aquela que indica a fusibilidade dos minerais.
Escala de Mohs, Miner: escala de dureza dos minerais que toma como referência 10 minerais e que, por comparação, estabelece a dureza de um mineral. O talco ocupa o menor valor da escala (d = 1) e o diamante, o maior (d = 10).
Escala diatônica, Mús: escala de graus conjuntos, constituída de cinco tons e dois semitons.
Escala dos ventos, Meteor: série de números ou palavras que correspondem a vários âmbitos de velocidade de vento e que indica a força deste.
Escala Farenheit, Fís: escala de temperatura, definida a partir da escala Celsius, cujos valores são obtidos, multiplicando-se a temperatura em °C por 1,8 e somando-se 32 ao resultado. A unidade é o grau Fahrenheit, que equivale a 5/9 de Kelvin. É muito próxima à escala obtida com a definição anterior, que atribuía 32 °F e 212 °F às temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água ao nível do mar, respectivamente.
Escala internacional de temperatura, Fís: aproximação da escala de temperatura termodinâmica, usando sistemas termodinâmicos que podem ser preparados em laboratório e têm propriedades bem conhecidas. Foi adotada em 1990 e se baseia em vários termômetros: a gás, de volume constante, de resistência de platina e de radiação de corpo negro, indo de –272,5 °C até 962 °C; escala Kelvin.
Escala Kelvin, Fís: V escala internacional de temperatura.
Escala logarítmica, Fís: escala de medida que dá o logaritmo do valor da grandeza física, relativa a um valor padrão, no lugar do valor da própria grandeza. É usada quando a grandeza pode assumir valores em uma faixa muito ampla, como, por exemplo, a acidez de soluções medidas em pH.
Escala maior, Mús: V modo maior.
Escala menor, Mús: V modo menor.
Em grande escala: em grande quantidade ou em abundância; em larga escala.
Em larga escala: V em grande escala.
Fazer escala em: fazer uma parada (avião, navio, trem etc.), por um curto espaço de tempo, em determinado lugar, no decurso de uma viagem.
ETIMOLOGIAlat med scala.
Topo ↑