estímulo
es·tí·mu·lo

sm
1 Objeto pontiagudo com o qual se pode picar; aguilhada, aguilhão, pua.
2 fig Qualquer coisa que estimula, que anima, que incita à atividade ou a um aumento de atividade, física ou mental, na produção ou criação de algo; impulso, mola.
3 fig Sentimento de dignidade; brio, honra.
4 Fisiol Qualquer agente, ato ou influência, externa ou interna, que produz uma excitação capaz de gerar uma reação glandular, motora, funcional ou metabólica em um órgão receptor ou em qualquer das suas partes.
5 Psicol Qualquer modificação do mundo exterior ou das condições ambientais, perceptível para um indivíduo, independentemente da grande complexidade e mesmo do índice qualitativo ou quantitativo de tais modificações, capaz de liberar uma carga de energia que leva a uma reação ou resposta (por parte do indivíduo), tornando-se observável como causa direta de um determinado comportamento.
6 Psicol Toda provocação inconsciente, acarretada por um fato de ordem qualquer, hipotético ou concretamente observável, que encoraja uma reação ou resposta psicológica.
EXPRESSÕESEstímulo condicionado, Psicol: aquele capaz de provocar uma resposta específica, ligando-a, respectivamente, a um outro estímulo que, naturalmente, é capaz de gerar sempre a mencionada resposta.
Estímulos fiscais, Jur, Polít, Econ: disposição legal do poder público, concedendo vantagens fiscais, em especial na forma de redução tributária, ou mesmo na forma de destinação de parte ou montante de recolhimento de determinado tributo, em favor de investimentos preferenciais, de certo setor econômico, com o objetivo de fortalecê-lo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: desestímulo.
ETIMOLOGIAlat stimŭlus.
Topo ↑