cérebro
cé·re·bro

sm
1 Anat Massa de substância nervosa, contida na caixa craniana do ser humano e de outros animais vertebrados, constituída de dois hemisférios, que concentra o pensamento e é responsável, no ser humano, pelas atividades intelectuais e psíquicas.
2 Zool Centro nervoso dos animais invertebrados, formado por um ou mais gânglios, situado acima do esôfago; cerebrogânglio.
3 fig Capacidade intelectual; inteligência: “Uma onda de palavras varreu seu cérebro e uma inundação de substantivos, verbos e preposições engoliu tudo” (LA3).
4 fig Pessoa considerada muito inteligente; cabeça: “A Escola de Sociologia e Política era sistemática e rigorosa, reunia grandes cérebros, numa visão plural e disciplinada” (CAG).
5 fig Pessoa que lidera um grupo intelectualmente; cabeça, mentor: “[…] queria prender o Dr. Goulart. Ele o acusava de mentor, de ser o cérebro do movimento Tupamaro” (CA).
6 fig Centro da inteligência, do poder e das decisões; cabeça: “Elas ouvem tudo misturado, como se fosse uma coisa só, com o cérebro dando um enorme destaque à melodia principal” (JG).
EXPRESSÕESCérebro abdominal, Anat: V plexo solar.
Cérebro dessecado, Farm: substância acinzentada extraída do cérebro de bezerros, usada no tratamento de pacientes com problemas do sistema nervoso.
Cérebro eletrônico, Inform: qualquer tipo de computador eletrônico.
ETIMOLOGIAlat cerebrum.
Topo ↑