esse
es·se

pron dem
1 Indica pessoa, coisa ou fato que estão distantes do falante e próximos do ouvinte e que foram mencionados, num passado não muito remoto, geralmente pelo ouvinte: “E que bicho é esse, seu veterinário? Onça? Surucucu?” (TM1).
2 Indica que aquilo a que o falante se refere não está diretamente ligado nem a ele nem à pessoa com quem fala; o falante, porém, pressupõe ser do conhecimento do ouvinte: “[…] esse negócio de usar o masculino para nomear um grupo, mesmo de maioria feminina, sempre me incomodou” (Z1).
3 Usa-se com função anafórica para dar ênfase a um termo ou uma frase, colocada na ordem inversa: Dizer a verdade em qualquer circunstância, esse é sempre um bom começo de relacionamento.
4 Refere-se ao que acaba de ser mencionado pelo interlocutor: É esse seu único desejo, então?
5 Emprega-se com referência a sentimento ou sensação que uma pessoa experimenta: Como você pode aceitar esse tratamento agressivo por parte do seu filho?
6 Aplica-se com relação a um tempo mais ou menos distante no passado ou no futuro, porém mencionado anteriormente: Quando esse dia chegar, vamos celebrar!
7 Emprega-se para determinar um aposto, em geral para enfatizar um aspecto marcante da coisa ou pessoa: O treminhão, esse tipo de transporte que causa muitos acidentes, é muito usado para carregar produtos agrícolas.
EXPRESSÕESEsse ou aquele: um ou outro.
ETIMOLOGIAlat ipse, como esp ese.
Topo ↑