filosofia fi·lo·so·fi·a sfFilos 1 Amor à sabedoria e ao conhecimento, através da procura permanente da verdade.
2 Filos Estudo e reflexão crítica, inicialmente teóricos e contemplativos, a respeito dos valores, dos fatos e princípios gerais da existência, realizados pelo ser humano com o objetivo de compreender a si mesmo e a realidade que o circunda e que, posteriormente, na prática, vão moldar suas ações e conduta e ajudá-lo a construir seu destino.
3 Filos Conjunto dos princípios teóricos e gerais que permeiam e regulamentam as ciências particulares (física, astronomia, química, psicologia etc.), ao contrário do saber fragmentado a que essas mesmas ciências estão reduzidas, com seus campos específicos de pesquisa.
4 Filos No âmbito metafísico, reflexões e estudos teóricos que buscam a verdade sobre a natureza de Deus e do Universo por meio de procedimentos que se utilizam da lógica e da dedução, ao contrário da religião, que baseia na fé essa busca.
5 por ext Conjunto prático de valores e regras para orientar a vida prática de uma pessoa; razão, sabedoria:
“O velho rapaz arranjara para seu uso, como todos os homens positivos, uma filosofia prática de extrema simplicidade. Tudo para ele tinha um momento fatal, a ocasião; a grande ciência da vida portanto resumia-se nisto: espiar a ocasião e aproveitá-la” (SEN).
6 Elevação ou serenidade de ânimo que nos coloca acima dos acidentes da vida e que nos ajuda a enfrentar com humor e serenidade as situações difíceis; sabedoria:
“Faleceu ontem o Sr. Joaquim Borba dos Santos, tendo suportado a moléstia com singular filosofia. Era homem de muito saber, e cansava-se em batalhar contra esse pessimismo amarelo e enfezado que ainda nos há de chegar aqui um dia” (MA4).
7 Conjunto das ideias, pensamentos e obras filosóficas de um autor e/ou pensador; doutrina, sistema, teoria:
A filosofia de Sócrates influenciou profundamente o pensamento ocidental. 8 Conjunto de doutrinas, valores e ideias filosóficas de uma época comum a determinado povo ou grupo social:
“Não havia mais piedade, não havia mais simpatia, nem respeito pela vida humana; o que era necessário era dar o exemplo de um massacre à turca […], para que jamais o poder constituído fosse atacado ou mesmo discutido. Era a filosofia social da época […]” (LB2).
EXPRESSÕESFilosofia barata:
V pseudofilosofia.
Filosofia da identidade,
Filos: doutrina do filósofo alemão Friedrich Schelling (1775-1854) que se caracteriza pela identificação do contraste entre a natureza e o subjetivismo da consciência.
Filosofia da natureza,
Filos: princípios gerais e especulações sobre o mundo natural e a sua relação com o ser humano desde os princípios da filosofia grega; a partir do século XVIII, com o aparecimento das ciências naturais particulares, tais como física, química, biologia etc., passa a ser objeto de estudo analítico e empírico dessas ciências.
Filosofia das luzes,
Filos:
V iluminismo, acepção 1.
Filosofia de vida: concepção filosófica sobre o Universo, o sentido da vida e a maneira de vivê-la.
Filosofia oriental,
Filos,
Rel: princípios filosóficos relacionados ao exercício e doutrinas religiosas, principalmente as chinesas (confucionismo, taoismo) e as indianas, com seus diversos sistemas filosóficos (dársanas).
Filosofia positiva,
Filos:
V positivismo, acepção 2.
Filosofia primeira,
Filos:
a) parte da filosofia que diz respeito às primeiras causas e aos primeiros princípios, tais como Deus, a criação do Universo, as verdades eternas;
b) segundo Francis Bacon, filósofo inglês (1561-1626), conjunto dos princípios formais que permeiam e são comuns a praticamente todas as ciências.
Filosofia segunda,
Filos: segundo o aristotelismo, a parte da filosofia que tem a natureza como objeto de investigação.
Filosofia transcendental,
Filos: doutrina do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) que, embora reconheça a experiência como matéria fornecedora de conhecimento, afirma que é o próprio espírito, graças às estruturas
a priori da razão e do conhecimento, anterior a toda experiência, que nos faz pensar e agir no Universo.
Filosofias da vida,
Filos: teorias filosóficas, entre as quais o
nietzschianismo e o
bergsonismo, que acreditam que não são as especulações intelectuais baseadas na ciência e na razão que nos darão uma plena compreensão filosófica da realidade, mas sim a experiência imediata e intuitiva da vida.
ETIMOLOGIAgr philosophía.