camarim
ca·ma·rim

sm
1 Pequena câmara ou pequeno quarto de dormir: “Bastava o galo anunciar gente e as cabeças estouravam no janelote do camarim” (JMV2).
2 Teat Compartimento, nos teatros, onde os atores se caracterizam e se vestem, antes ou depois da apresentação: “[…] eu fiquei um momento, só, na plateia. Os artistas estavam no camarim comendo sanduíches” (NR).
3 por ext Recinto reservado aos artistas, em geral, onde eles se preparam para suas apresentações e no qual podem repousar, trocar de roupa, maquiar-se etc.
4 Mar Compartimento de navios onde são guardados os equipamentos de precisão, e que é destinado à execução de vários serviços especializados; casa.
5 Nicho, vão ou trono, no retábulo do altar-mor, onde se expõe a imagem de um santo, o vinho ou as hóstias consagradas.
EXPRESSÕESCamarim da máquina, Mar: compartimento de navio onde trabalha o oficial responsável pelo serviço da máquina; casa das máquinas.
Camarim de governo, Mar: compartimento de um navio cuja localização privilegiada permite visão livre e panorâmica da região da proa, possibilitando o controle da embarcação.
Camarim de navegação, Mar: compartimento de navio em que trabalham o encarregado de navegação com seu ajudante e onde ficam guardados e/ou instalados os instrumentos de navegação; casa do leme, casa de navegação.
Camarim de rádio, Mar: compartimento em que está instalada a estação de rádio.
Camarim do leme, Mar: compartimento de navio onde se encontra a roda do leme.
ETIMOLOGIAital camerino, como esp camarín.
Topo ↑