escova
es·co·va

sf
1 Utensílio que consiste de uma pequena placa de madeira, plástico ou metal onde são inseridos filamentos flexíveis, cerdas, fios sintéticos etc., usado para limpar, alisar ou dar brilho.
2 Processo de alisamento temporário dos cabelos, usando-se secador e escova, após a lavagem e com os cabelos ainda molhados.
3 Eletr Condutor que serve como elemento de ligação entre o rotor e os coletores de corrente, em motores ou geradores, conduzindo corrente para o motor ou coletando a corrente produzida no gerador elétrico.
4 coloq Pessoa que aborrece e entedia; maçante.
EXPRESSÕESEscova bitufo, Odont: escova dentária com dois tufos de cerdas, um em cada extremidade, para a higienização das gengivas.
Escova definitiva: alisamento definitivo dos cabelos, usando-se tioglicolato de amônia ao finalizar a escova; escova japonesa.
Escova interdental, Odont: pequena escova dentária, cônica ou cilíndrica, que se prende a uma haste plástica, com cerdas diminutas, para a higienização dos espaços interdentais.
Escova japonesa: V escova definitiva.
Escova progressiva: alisamento temporário dos cabelos, que dura cerca de dois meses, usando-se formol durante a finalização da escova.
Escova progressiva marroquina: alisamento temporário dos cabelos e tratamento capilar com o uso de argila branca, proteína de seda, cacau, queratina e uma pequeníssima quantidade de formol. O alisamento tem a duração de cerca de cinco meses e não danifica os fios.
ETIMOLOGIAlat scopam, como esp escoba.
Topo ↑