logo2
lo·go

adv
1 Sem demora; imediatamente, prontamente: “O sono está perdido. Da janela do meu sexto andar posso espreitar a calçada do edifício. O homem logo aparece, para no meio-fio e não levanta os olhos para a minha janela, como eu faria se fosse ele” (CB).
2 Em pouco tempo; daqui a pouco: “– Então ainda não se pode falar ao homem? perguntou ele, indo ao balcão entender-se com o Domingos. – O patrão está agora muito ocupado. Espere! – Mas são quase dez horas e estou com um gole de café no estômago! – Volte logo! – Moro na cidade nova. É um estirão daqui!” (AA1).
3 Ainda por cima; justamente: “Não os conheces, filho! Nenhum deles acreditará que Lúcia venha ao teu quarto só para te dar o remédio e meio dedo da palestra! Sei perfeitamente que isso é exato, basta que o digas; eles, porém, não terão a mesma boa-fé! Muito mais sabendo, como sabem, de quanto é capaz aquela sujeita! Logo quem!” (AA2).
conj
Por conseguinte, por isso, portanto: Ela não fez a prova de recuperação, logo foi reprovada.
EXPRESSÕESLogo após: em seguida; logo depois: “As investigações da Aeronáutica continuavam numa fúria febril mas metódica. Fora finalmente descoberto e preso o motorista do carro que dera fuga aos assaltantes logo após o crime” (EV).
Logo depois: V logo após.
Logo, logo: sem perda de tempo; imediatamente: “A cara do diretor aparece ao lado do rosto de Dora. Vem torturar sua agonia ainda mais? Quanto tempo ela leva para morrer… Pedro Bala pede que ela morra logo, logo… Será melhor” (JA).
Logo mais: mais tarde; em breve: “Era um homem importante, sim, um homem muito importante, que se surpreendia pensando nos que decidiam sobre os destinos do mundo como se fossem seus pares. E logo mais estaria, ao lado de homens importantes como ele, adentrando os imponentes salões do Paço da Ajuda” (JU).
Logo que: assim que; tão logo: “Os membros habituais da ‘rodinha’ estavam excitados. Logo que Tibério chegou à farmácia – o chimarrão se tomava a um canto, no fundo do laboratório – perguntas lhe foram atiradas, como dardos” (EV).
Até logo: saudação de despedida; até breve, até mais, até mais ver: “Até logo! Já à porta, voltou-se: Se queres fazer exercício de idílio apurando a ternura, das quatro em diante costuma aparecer a uma janela dos fundos daquela casa, que tem a parede blindada de zinco, uma menina ruiva, arrepiada, de olhos chorosos que se presta pacientemente a ouvir declamações” (CN).
Desde logo: a partir desse momento: “Quando o Lemos na qualidade de tio fora pelo juiz de órfãos encarregado da tutela de Aurélia, deu-se um incidente que desde logo determinou a natureza das relações entre o tutor e sua pupila” (CN).
Para logo: sem delonga, para já: “O estudante não esperou segundo conselho e para logo dirigiu-se à gruta. D. Carolina estava sentada no banco de relva, e seu rosto, sem poder ocultar a comoção e o pejo que lhe produziu o objeto de que se tratava, tinha, contudo, retomado o antigo verniz do prazer e malícia” (JMM).
Tão logo: V logo que.
ETIMOLOGIAlat loco.
Topo ↑