paralaxe
pa·ra·la·xe
(cs)

sf
1 Deslocamento aparente de um objeto, quando se muda o ponto de observação.
2 Desvio aparente da agulha de um instrumento de medida, quando não se observa de uma direção vertical a ela.
3 Astr Deslocamento aparente do ângulo de um corpo celeste em decorrência de estar sendo observado a partir da superfície e não do centro da Terra, ou a partir da Terra e não do Sol.
EXPRESSÕESParalaxe ânua, Astr: V paralaxe anual.
Paralaxe anual, Astr: aparente alteração de período anual da direção de uma estrela, em decorrência das sucessivas posições que a Terra ocupa na sua órbita; paralaxe ânua.
Paralaxe dinâmica, Astr: paralaxe anual de uma estrela binária.
Paralaxe diurna, Astr: paralaxe de um astro do sistema solar.
Paralaxe espectroscópica, Astr: paralaxe anual de uma estrela que se obtém comparando-se sua magnitude aparente com sua magnitude absoluta.
Paralaxe estatística, Astr: paralaxe anual de uma estrela ou de um pequeno grupo de estrelas, partindo-se da análise estatística do movimento de um grupo maior de estrelas.
Paralaxe fotométrica, Astr: paralaxe de uma estrela que se obtém fazendo-se o relacionamento de suas magnitudes aparente e absoluta.
Paralaxe hipotética, Astr: paralaxe dinâmica de uma estrela binária que, diante da ausência de dados sobre sua massa, pode-se fixá-la partindo de massas hipotéticas.
Paralaxe horizontal, Astr: paralaxe de um astro no horizonte, usando-se como referência o centro da Terra.
Paralaxe secular, Astr: paralaxe de uma estrela fixada pelo movimento de translação coletivo do sistema solar, no período de um século.
Paralaxe trigonométrica, Astr: paralaxe anual determinada por comparação astrométrica, em um pequeno campo estrelar das posições que se sucedem dos astros, hipoteticamente situados a distâncias bem maiores.
ETIMOLOGIAgr parállaksis.
Topo ↑