galgar
gal·gar

vtd e vint
1 Caminhar velozmente a grandes passadas, como um galgo; correr: O menino, assustado, galgou as ruas, tentando chegar em casa o mais rápido possível. Galgou pela margem do rio, acompanhando a embarcação que partia.
vtd
2 Passar ao longo de; andar por; percorrer: Os pesquisadores galgaram vários locais da região amazônica, coletando dados para seus estudos.
vtd e vint
3 Percorrer de baixo para cima; subir, trepar: “Em pouco a casa era todo silêncio e trevas. Então, Amelinha deixou o quarto sorrateiramente, tirou as botinas, apanhou as saias e galgou a escada do sótão” (AA2). “Grupos de rapazes apostavam em altos berros subir à igreja pela rocha; mulheres em desvario galgavam a correr por outro lado, patinhando a lama viscosa” (JR).
vtd e vti
4 Transpor algo saltando; pular, saltar: O homem galgou o muro e se escondeu no jardim. “[…] Henrique, antes de ser visto, lobrigou a certa distância a insociável figura do Bruno. Não lhe deu tempo a que se aproximasse; de um salto galgou por detrás das bananeiras e desapareceu por entre o matagal de bambus […]” (AA1).
vtd
5 fig Superar ou vencer algo; transpor: Com o apoio da mulher, galgou vários momentos de dificuldade.
vti
6 Atingir um plano ou uma posição elevada; elevar-se: Começou como contínuo no banco e galgou, em pouco tempo, o cargo de gerente.
vtd
7 Rolar por; rolar ladeira abaixo: A bola galgou o telhado do vizinho e caiu em seu quintal.
vtd
8 Tornar plana uma superfície; desempenar: Conseguiu galgar a porta da sala, trocando as ferragens.
vtd
9 Chegar a ou passar de (idade, período de tempo); alcançar, atingir: “Certamente que o tempo trará a familiaridade do nome e a harmonia das sílabas; imaginemos, porém, que o alferes tem podido galgar pela imaginação um século e despachar-se cirurgião-dentista” (JAl2).
vint
10 Insistir em desobedecer; recalcitrar: É uma criança sem limites; galga na escola, em casa ou onde quer que esteja.
ETIMOLOGIAder de galgo+ar1.
Topo ↑