gigante
gi·gan·te

sm
1 Mit Na mitologia grega, ser fabuloso extraordinariamente alto, fruto da união entre a Terra e o Céu, que, ao lutar contra os deuses, só é vencido se houver a ação conjunta de um deus e de um ser mortal (um homem).
2 por ext Homem gigantesco, geralmente com poderes fora do comum, que aparece com frequência como personagem nos contos da literatura infantil.
3 Homem extremamente alto, geralmente corpulento: “Um gigante, nédio e rubro, com um ventre quase esférico, sorriu estendendo a mão, gorda e mole como a luva de um esgrimista” (CN).
4 Animal ou coisa de grandes proporções: A criança se assustou com um urso, um gigante de quase 3 metros.
5 fig Pessoa que se distingue em uma área de conhecimento por ter cultura ou inteligência brilhantes: Meu professor é um gigante em filosofia.
6 fig Empresa ou organização de importância no seu ramo de atividades: Um dos gigantes da indústria farmacêutica aumentou, ainda mais, neste ano, seu faturamento.
7 Arquit, Constr Tipo de contraforte de alvenaria para sustentar arcos ou paredes.
8 Bot V bico-de-papagaio, acepção 3.
adj m+f
1 Extremamente grande; enorme, gigantesco: “Limpou sua área de trabalho e viu que estava parado em frente à porta do banco. De fora viu que a fila estava gigante” (LA3).
2 Que se distingue dos outros; extraordinário, formidável: O cara tem uma capacidade de trabalho gigante.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn (acepção 3): anão, pigmeu.
ETIMOLOGIAgr gígas, -antos, via lat gigas, -antis.
Topo ↑