anidrido
a·ni·dri·do

sm
Quím Classe de compostos químicos derivados de ácidos pela abstração de água. (Os anidridos de bases são óxidos, os de álcoois são éteres.) EXPRESSÕESAnidrido acético, Quím: líquido incolor de cheiro pungente e ação lacrimatória e vesicante, ou seja, que forma vesículas na pele, usado na síntese orgânica, especialmente no fabrico de derivados de acetilo, tais como acetato de celulose e aspirina, corantes e perfumes, e em condensações.
Anidrido crômico, Quím: substância cristalina brilhante, vermelha, produzida de bicromato de sódio e ácido sulfúrico, e usada especialmente em cromação e como agente de oxidação.
Anidrido ftálico, Quím: anidrido ácido, cíclico, cristalino, usado principalmente no fabrico de resinas de poliéster, ésteres de ftalato para uso como plasticizantes e solventes, na síntese do índigo, inseticidas, corantes e intermédios.
Anidrido maleico, Quím: anidrido ácido, cíclico, cristalino, que, na reação com água, dá origem ao ácido maleico. É usado principalmente no fabrico de resinas e de óleos secantes.
Anidrido silícico, Quím: sólido incolor encontrado ao natural sob a forma de quartzo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar: anídrido. ETIMOLOGIAder do voc comp do gr an-+hidro-+ido, como fr anhydride.
Topo ↑