cuiú-cuiú
cui·ú-cui·ú

sm
Zool
1 Denominação comum aos peixes teleósteos, siluriformes, especialmente do gênero Oxydoras, da família dos doradídeos, com escamas laterais e vários acúleos em cada escudo; armado, focinho-de-porco, iú-iú, peixe-de-manilha, queru-queru, quiri-quiri.
2 Peixe de médio porte (Oxydoras kneri), da família dos doradídeos, que ocorre nos rios Cuiabá, Paraná e Paraguai, de dorso acinzentado e ventre amarelado, caracterizado por cruzar de um rio para outro pela terra; abotoado, cari, tuiú, vacu.
3 Peixe de grande porte (Oxydoras niger), da família dos doradídeos, encontrado nas bacias dos rios São Francisco e Amazonas, de dorso pardacento e ventre claro; abotoado, cari, tuiú, vacu.
4 Ave psitaciforme (Pionopsitta pileata), da família dos psitacídeos, encontrada em matas do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, além da Argentina e do Paraguai, com cerca de 20 cm de comprimento, de dorso esverdeado, bico escuro, cauda azulada, cujo macho apresenta uma plumagem vermelha na cabeça; caturra, iú-iú, maitaca-de-cabeça-vermelha, periquito-real, periquito-rei, tuimaitaca. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: cuiú-cuiús.
ETIMOLOGIAtupi kuiukuiú.
Topo ↑