consagrarcon·sa·grarvtd,
vtdi e
vpr1 Rel Receber, em ritos especiais, a consagração ou tornar(-se) sagrado, assumindo tarefas religiosas de culto a uma ou mais divindades; sagrar(-se):
A Igreja consagrou todo o trajeto feito por Jesus antes de seu calvário. O bispo consagrou a igreja aos fiéis da cidade. Os noviços consagraram-se ao serviço divino.vint e
vtd2 Rel Entre os católicos, na missa, consagrar a hóstia na Eucaristia, convertendo o pão e o vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo (ritual que também ocorre em algumas seitas protestantes, durante o culto); operar a transubstanciação pela Eucaristia:
O padre desta igreja foi proibido de consagrar. Um dos membros da paróquia ajudou o padre na hora de consagrar a hóstia.vtdi e
vpr3 Dedicar(-se), oferecer(-se) a Deus ou aos santos por culto ou voto; sagrar(-se):
O pai consagrou o filho pianista à Santa Cecília, padroeira da música. O religioso consagrou-se a Deus diante dos familiares.vtdi4 Reservar ou destinar (algo) para uma determinada função ou uso:
O empresário consagrou parte do lucro da empresa à comunidade carente.vtdi e
vpr5 Dedicar(-se) integralmente; votar(-se), devotar(-se), entregar(-se):
Irmã Dulce consagrou sua vida aos pobres. Chico Xavier consagrou-se à missão do bem sem pensar em si.vtd6 Fazer a consagração de; exaltar, promover, render homenagem:
“[…] é uma transcrição da primeira edição do livro que consagrou Cecília Meireles como a grande poetisa da língua portuguesa” (CM).
vtd7 Tornar legal; convalidar, legitimar, sancionar:
“Pediu-me, por favor, não lutemos numa arena que não é nossa. Só aceito combate no quarto que consagrou o nosso amor” (NP).
vint8 Rel,
ant Jurar perante a hóstia consagrada:
Antes da Eucaristia, o padre levanta a hóstia em suas mãos e consagra.ETIMOLOGIAlat consecrare, como
esp.