grão-de-galo
grão-de-ga·lo

sm
Bot
1 Denominação comum a diversas espécies de árvores do gênero Cordia, especialmente da família das boragináceas, nativas do Brasil.
2 Árvore (Cordia magnoliaefolia) nativa do Sudeste brasileiro (RJ), de folhas rígidas e pontiagudas, flores corimbosas em panículas terminais e drupas comestíveis e com propriedades medicinais; acoaramuru, jaguaramuru.
3 Reg (SP) V grão-de-porco, acepção 1.
4 V caraíba3, acepção 2.
5 V babosa-branca.
6 V louro-pardo.
7 Árvore (Ziziphus undulata) da família das ramnáceas, nativa do Nordeste e do Sudeste do Brasil, de ramificação flexível, folhas onduladas e flores em fascículos, branco-amareladas ou esverdeadas, e frutos drupáceos; é cultivada pelos frutos comestíveis; juá-mirim, juazeiro.
8 Planta arbustiva (Celtis iguanaeus) da família das ulmáceas, nativa do Brasil, trepadora, de casca tanífera, ramificação flexível e muito resistente, folhas diversificadas, flores em cimeiras, de coloração esverdeada ou esbranquiçada e frutos drupáceos muito doces. É cultivada pelos frutos comestíveis, pela madeira com que se fazem pequenos objetos, ou como alimento para o gado; vurapiá.
9 V talá-verdadeiro.
10 V congonha, acepção 8.
11 V acá, acepção 1.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: grãos-de-galo.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑