grandeza
gran·de·za

sf
1 Qualidade, característica ou natureza daquilo que é grande, seja em altura, seja em largura, volume, extensão, amplidão: A grandeza e a simplicidade do Cristo Redentor encantam todos os turistas.
2 Nobreza de sentimentos ou elevação e força moral; longanimidade, magnanimidade; coragem, heroísmo, valor: “Não é possível descrever a grandeza de sentimentos, que neste instante se puseram em jogo no coração das duas mulheres, que não trocaram entre si mais que uma única frase: – É preciso sair daqui hoje mesmo” (AA1).
3 Condição de superioridade advinda do poder, da autoridade, da influência, do respeito etc.: A grandeza de um chefe de Estado é admirável quando decorre da confiança que o povo lhe deposita.
4 por ext Situação de supremacia, domínio ou soberania: A grandeza do Império Romano chegou a alcançar grande parte do mundo ocidental e do oriental.
5 Conjunto dos bens; honraria; abundância, fausto, opulência, riqueza: A grandeza da família chega a ser uma afronta aos menos favorecidos.
6 Título honorífico antigamente atribuído a certos soberanos de grandes reinos.
7 Título honorífico atribuído em alguns países a nobres e a altos dignitários da Igreja.
8 Crença infundada em relação às próprias qualidades, realizações ou potencial de realizações, derivada da convicção de que se é ou se pode fazer mais ou melhor do que as reais condições permitem: “– E aguentar o Pedro, com aquela mania de grandeza? Pelo amor de Deus, só se eu fosse sei lá. Iam ter que me esconder no dia das visitas, Deus me livre. A velha, a louca, a bruxa. A megera socada no quartinho de empregada, feito uma negra” (CFA).
9 Mat Medida matemática (de uma área, um ângulo etc.); valor matemático.
10 Astr V magnitude.
EXPRESSÕESGrandeza extensiva, Fís: V variável extensiva.
Grandeza intensiva, Fís: V variável intensiva.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: pequenez.
ETIMOLOGIAder de grande+eza, como esp.
Topo ↑