graça
gra·ça

sf
1 Ato de benevolência ou favor que se faz ou se concede a alguém; benesse, mercê: O dono do restaurante concedeu a graça àquele pobre homem de almoçar lá todos os dias até que arrumasse emprego.
2 Teol Dom sobrenatural ou socorro espiritual concedido às criaturas por Deus para conduzi-las à salvação, para a execução do bem e para a santificação; bênção, dádiva: “Se despia aos poucos dos seus pecados para aparecer puro aos olhos de Deus e poder merecer a graça de se vestir com as vestes dos sacerdotes. Pensava mesmo em arranjar um lugar de vendedor de jornais para fugir do pecado diário do furto” (JA).
3 Teol Dádiva concedida a alguém, independentemente de prévio merecimento: O rapaz conseguiu a graça de arrumar um novo emprego em menos de um mês.
4 Teol Bondade de Deus, que concede ao homem favores, mercês: “E onde está esse teu pai inglês, que faz ele? – Vive na Inglaterra, não temos notícias há muitos anos. – Na companhia da senhora tua mãe, naturalmente. Diz-me lá. – Não, Monsenhor, minha mãe vive cá na Bahia, com a graça de Deus, e é professora das primeiras letras” (JU).
5 Estado de quem está em contato com Deus, pela ausência de pecado: Acho que ele morreu em estado de graça.
6 Sentimento de estima em relação a alguém; amizade, apreço: Aqui nesta vila sou feliz, pois tenho a graça de todos os moradores.
7 Encanto ou airosidade de uma pessoa, no modo de falar ou de comportar-se; graciosidade: “A viveza, a graça e o espírito da encantadora menina tinham feito desaparecer meu natural acanhamento, nós estávamos como dois antigos camaradas, quando fomos interrompidos em nossas travessuras por um outro menino que para nós corria chorando” (JMM).
8 Nome de uma pessoa: Qual é a sua graça?
9 Pronome de tratamento reverente para duques, duquesas e arcebispos: Vossa Graça deseja mais alguma coisa?
10 Aquilo que é divertido ou que faz rir; brincadeira, palhaçada: Mesmo depois de adulta, continua a fazer graça.
11 Característica de quem é engraçado, de quem tem humor: Conta piadas com muita graça.
12 Jur Prerrogativa de clemência exercida por um representante da justiça, dirigida a uma determinada pessoa; perdão.

graças
sf pl
1 Testemunho de agradecimento, de reconhecimento.
2 Teol Benefícios espirituais concedidos pela Igreja.
3 Mit Designação de três deusas da mitologia grega, filhas de Zeus e Eurinome, que se chamavam Aglaia, Eufrosina e Tália. Personificavam, respectivamente, a inteligência, a alegria e a beleza [com inicial maiúscula].
4 Situação de favorecimento em que se encontra uma pessoa em relação a outra: Estar nas boas graças do patrão.
EXPRESSÕESGraça atual, Teol: influxo interior e transitório com que Deus ilumina a inteligência e move a vontade para a prática de boas ações.
Graça batismal, Teol: eliminação do pecado original por meio do batismo.
Graça eficaz, Teol: a que faz o homem praticar o que Deus exige dele.
Graça habitual, Teol: qualidade permanente, inerente à alma, que a coloca em estado de justiça e santidade.
Graça parcial, Jur: redução da pena ou substituição de uma pena por outra.
Graças a: em virtude de, com o auxílio de: Graças às explicações de matemática que meu irmão me deu, consegui tirar uma boa nota na prova.
Graças a Deus: afortunadamente, felizmente: “E há uma terceira figura que acho igualmente desesperadora. A do biquíni. Sou um obsessivo e houve alguém, se não me engano, o Cláudio Mello e Sousa, que me chamou de ‘flor de obsessão’. Exato, exato, e graças a Deus. O que dá ao homem um mínimo de unidade interior é a soma de suas obsessões” (NR).
Graça total, Jur: extinção da pena.
Achar graça em: achar alguém ou algo divertido ou interessante: Acho muita graça neste comediante.
Cair nas graças: angariar a boa vontade ou a simpatia de alguém: Todo o mundo sabe que ela caiu nas graças do patrão.
De graça: a) que é gratuito ou que não custa nada: “– Estamos de donos desta joça. Quando te viu, o Quincas ficou branco como papel e botou o pé no mundo. Hoje podemos beber de graça. Quem sabe aceitas um vinho… ou um licorzinho?” (EV); b) que tem um preço muito baixo; barato, baratíssimo: Vou aproveitar e comprar esta televisão; está de graça.
Ficar sem graça: ficar envergonhado ou encabulado; perder a graça: O rapaz ficou sem graça quando lhe fizeram cantar diante de todos os convidados.
Perder a graça: V ficar sem graça.
Sem graça: a) que é aborrecido ou enfadonho: “– O que é isso? Virgínia está chorando? – Não, cantando, respondia a negra. Tem umas horas em que ela canta cantigas altas, altas, sem graça nenhuma” (CL); b) que é desprovido de gosto ou de sabor: Esta feijoada está muito sem graça; c) que não tem encanto ou vivacidade: “– É uma pena que eu não seja o pai da criança. Pena pra mim, naturalmente. Sou um sujeito feio e sem graça, mas acho que ia dar um bom pai… – Quanto a isso não tenho a menor dúvida” (EV).
ETIMOLOGIAlat gratĭam, como esp gracia.
Topo ↑